Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenadoria da Infância e da Juventude promove seminário sobre primeira infância

    há 7 anos

    Ação visa sensibilizar e mobilizar profissionais sobre o tema.

    A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Instituto Alana e com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, promoveu, na última sexta-feira (31), o seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

    O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), tem como objetivo sensibilizar e mobilizar profissionais da Justiça em todas as esferas, além de assistentes sociais, psicólogos e outros atores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, a atuar em prol da promoção dos direitos das crianças.

    O desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira, representando o presidente Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, fez uso da palavra e destacou a importância de eventos como esse para conscientização sobre a atenção necessária à primeira infância. Declarou, ainda, estar emocionado com as palestras e conteúdo do evento, que contou com o apoio de instituições, incluindo a Faculdade de Direito de Sorocaba, local onde se formou.

    O juiz assessor da Vice-Presidência do TJSP e membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Daniel Issler, agradeceu os presentes e destacou a presença do desembargador no evento.

    Palestras

    O promotor de Justiça da Infância e Juventude e da Pessoa com Deficiência de São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, ministrou palestra sobre a “Adoção e Acolhimento Institucional sob a Perspectiva do Trabalho em Rede e sua Articulação pelo Sistema de Justiça”. Já o tema “Infância e Prioridade Absoluta: A Criança em Primeiro Lugar” foi abordado pela advogada do Projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, Thais Nascimento Dantas.

    Ainda durante o dia, a enfermeira Roberta Ficardes, atuante na Área Técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ministrou a palestra “Políticas Intersetoriais para a Primeira Infância e o Programa São Paulo pela Primeira Infância”. Já o médico Paulo Nardy Telles, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, abordou o tema “A Importância da Primeira Infância: Investir no Desenvolvimento da Criança é Investir no Desenvolvimento da Sociedade”.

    Os participantes e integrantes do seminário também assistiram a uma sessão do filme “O Começo da Vida”, de Estela Renner.

    Prestigiaram o seminário o juiz diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) e diretor do fórum de Sorocaba, Hugo Leandro Maranzano; o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Sorocaba, Gustavo Scaf de Molon; o juiz da 2ª Vara de Ibiúna, Luiz Fernando Angiolucci; o juiz da 2ª Vara Judicial de Capão Bonito, Diogo Corrêa de Morais Aguiar; a juíza da Vara Criminal de Votorantim, Barbara Syuffi Montes; o governador do Rotary Distrito 4620, Benedito Celso Oliveira Moreira, e sua esposa Terezinha Aparecida Costa Moreira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sorocaba, Márcio Rogério Dias; o presidente da Subseção de Boituva da OAB, Márcio Fabiano Bíscaro; as representantes das secretarias municipais Célia de Avíla, Jaqueline Oliveira Leite, Lisandra Almeida de Araujo e Paula D. Shauffler Veiga (Conselho Tutelar de Bofete); a secretária de Educação de Barra do Chapéu, Cristina Aparecida de Pontes Santos; o secretário de Assistência Social de Barra do Chapéu, Jaderson Nogueira Braga; a secretária de Educação de Porangaba, Nilce Gomes da Silva; o secretário de Educação de Ibiúna, Paulo Dias do Carmo; a secretária de Educação de Promoção Social de Itapetininga, Soraya Maria Pereira Pinto de Oliveira Giriboni; a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Iperó, Valéria Aparecida de Camargo Pereira; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Iperó, Joyce Helen Simão; a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Iperó, Andreia Aparecida Arato Rocha Camargo; e a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social da Comarca de Itu, Anelisa Barbosa.

    Comunicação Social TJSP – VV (texto) / Divulgação (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações197
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenadoria-da-infancia-e-da-juventude-promove-seminario-sobre-primeira-infancia/446129968

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)