Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedor afirma que heterossexuais estão virando minoria e perdendo direitos

    Publicado por Justificando
    há 7 anos

    Em um evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (4), o corregedor nacional de justiça, ministro João Otávio de Noronha, afirmou que o “juiz constitucional não pode ser pautado apenas pelas minorias“. A afirmação do ministro foi divulgada pelo portal Jota.

    De acordo com a reportagem, Noronha disse: “aliás, eu já vi que quero meus privilégios, porque os heterossexuais estão virando minoria. Não têm mais direito nenhum”.

    O corregedor criticou ainda a maneira como o judiciário vem atuando: “O juiz brasileiro tem que aprender a respeitar as normas jurídicas. As regras democráticas impõem uma rígida observância dos princípios constitucionais“.

    O tema do evento era o ativismo judicial e o corregedor fazia parte do painel “Impactos econômicos do ativismo judicial”, ao lado do ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva, e o professor da FGV-SP Luciano Timm.

    Noronha érelator da reclamação disciplinar no CNJ para investigar a conduta de quatro juízes que manifestaram, em ato público, contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no Rio de Janeiro.

    Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, também causou polêmica ao afirmar que ser aplaudido por negar habeas corpus é fazer trabalho ruim.

    “Nadar contra a corrente não é apenas uma sina nossa, é nosso dever. Se estivermos sendo muito aplaudidos porque estamos prendendo muito, porque negamos habeas corpus e tudo o mais, desconfiemos. Não estamos fazendo bem o nosso job [trabalho]. Certamente estamos falhando”, disse.

    A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, fez alerta semelhante. Apesar de ter dito que “a atividade do Poder Judiciário não é passiva. Atua o Judiciário para que a injustiça não prevaleça”, ela ressalvou ser preciso “que o juiz, ao falar, seja a manifestação do direito, não da sua vontade”.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores948
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-afirma-que-heterossexuais-estao-virando-minoria-e-perdendo-direitos/527863379

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)