Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedor do TJDFT visita novas instalações da Coordenadoria Psicossocial Judiciária

    O Corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, visitou, na tarde desta quarta-feira, 6/2, as novas instalações da Coordenadoria Psicossocial Judiciária - COORPSI, que passa a funcionar no 2º andar do Bloco 4 do Fórum José Júlio Leal Fagundes. A mudança atende reivindicação do setor que agora pode juntar em um mesmo espaço suas diversas unidades, agilizando o trabalho desenvolvido e oferecendo ao jurisdicionado um ambiente mais confortável e acolhedor. O Corregedor, acompanhado do Secretário Geral da Corregedoria, Guilherme Vasconcelos, foram recepcionados pela coordenadora da COORPSI, Eliane Cristina Andrade. Durante o ano de 2018, o setor atuou em 7.016 processos e atendeu a 10.540 pessoas.

    No novo local, anteriormente ocupado pelo Ministério Público, a COORPSI conta com 14 salas para atendimento psicossocial individual e em grupo, uma sala de depoimento especial, uma sala de reuniões, um pequeno espaço para crianças junto à recepção e salas para acomodar as diversas equipes. Os consultórios médicos, onde são feitas perícias em grande parte para processos de interdição, estão localizados em locais de fácil acesso para cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida. Antes da mudança, não havia estações de trabalho suficientes para todos os servidores lotados, tornando necessária a realização de revezamento entre eles. Agora, cada servidor conta com sua própria mesa e computador. Ao percorrer o espaço, o Corregedor recebeu muitos agradecimentos dos servidores, entre eles os médicos lotados no Núcleo de Perícias Psiquiátricas que, pela primeira vez, podem contar com uma sala de equipe, além dos consultórios. Para os servidores da COORPSI, as novas instalações devem agilizar ainda mais os atendimentos e contribuir com a celeridade processual.

    Nesse mês de janeiro, a unidade também passou por uma reestruturação organizacional, formalizada por meio da Portaria Conjunta 8/2019, que acrescentou dispositivos ao Anexo da Resolução 1 de 26 de junho de 2017, do Conselho da Magistratura, e revogou dispositivos do Anexo da Resolução 2 de 12 de dezembro de 2016, do mesmo Conselho. Com a normativa, a COORPSI possui agora a seguinte estrutura: Posto de Atividades Administrativas – PAAD, Núcleo de Assessoramento às Varas Cíveis e de Família – NERAF, Núcleo de Perícias Psiquiátricas e Psicossociais – NERPEJ, Núcleo de Assessoramento sobre Violência contra Crianças e Adolescentes – NERCRIA, Núcleo de Assessoramento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – NERAV e Núcleo de Assessoramento sobre Usuários de Drogas – NERUD. A COORPSI conta também com postos fixos em Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Sobradinho e Taguatinga, e realiza atendimentos itinerantes nos demais fóruns do Distrito Federal.

    A unidade tem como competência coordenar, planejar e avaliar intervenções biopsicossociais demandadas em processos judiciais dos juizados especiais criminais, juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, tribunais do júri, varas criminais, varas de família, varas cíveis, varas de precatórias e varas de fazenda pública; estabelecer metas para o desenvolvimento da Coordenadoria, coordenar as atividades das unidades que lhe são subordinadas, apresentar à Secretaria-Geral da Corregedoria relatório mensal e anual com dados estatísticos e gráficos das atividades desenvolvidas pelas unidades que lhe são subordinadas e desempenhar outras atividades determinadas pelo Corregedor ou pelo Secretário-Geral da Corregedoria.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-do-tjdft-visita-novas-instalacoes-da-coordenadoria-psicossocial-judiciaria/671862586

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)