Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria de Justiça no TO atende pedido da AGU para que taxas de protesto dos títulos sejam pagas pelo devedor da Fazenda Pública

    há 13 anos

    Em atendimento ao ofício enviado pela Procuradoria da União no Tocantins (PU/TO), a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado publicou a Recomendação 06/2011, que aconselha o adiamento dos pagamentos das taxas judiciárias nos casos de protestos dos títulos executivos apresentados pelos Órgãos da Fazenda Pública no Estado de Tocantins de acordo com a Lei nº 9.492, de 1997.

    Esse procedimento garante que as taxas judiciárias cobradas pelos protestos de títulos executivos, a exemplo dos acórdãos do Tribunal de Contas da União e das Certidões de Dívida Ativa da União (DAU), sejam pagas pelo devedor no ato da quitação da dívida com a Fazenda Pública.

    Além da Procuradoria da União no Tocantins, a recomendação também beneficia os títulos executivos específicos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da Procuradoria Federal, da Procuradoria Geral do Estado de Tocantins e das Procuradorias de Municípios do Estado de Tocantins, pois todos são órgãos que representam a Fazenda Pública.

    A Recomendação emitida pela Corregedoria está de acordo com o convênio assinado, no dia 17 de maio, pela Advocacia-Geral da União e pelo Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB), que tem validade de 12 meses e abrangência nacional.

    AGU e o IEPTB acertaram que ambas as partes deverão empenhar esforços para implementar, no menor prazo possível, os procedimentos necessários para que as comunicações e transmissões inerentes ao procedimento do protesto extrajudicial de títulos ocorram por meios eletrônicos, com indispensável segurança e o devido resguardo do sigilo das informações.

    A PU/TO é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-de-justica-no-to-atende-pedido-da-agu-para-que-taxas-de-protesto-dos-titulos-sejam-pagas-pelo-devedor-da-fazenda-publica/2710520

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)