Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Corrupção poderá se tornar crime hediondo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    A Câmara analisa projeto que torna a corrupção crime hediondo. A proposta tramita em conjunto com oito projetos de lei em análise na Casa e já está pronta para a pauta do Plenário, onde poderá ser votada nesta semana .

    Além de aumentar as penas e prever punições maiores para integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário que cometerem o delito, o projeto acaba com a possibilidade de anistia, graça, indulto ou liberdade sob pagamento de fiança para os condenados. Também fica mais rigoroso o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão de regime. Proveniente do Senado

    , o Projeto de Lei 5900/13 inclui na Lei dos Crimes Hediondos ( 8.072/90 ) os delitos de corrupção ativa e passiva, peculato (apropriação pelo funcionário público de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular), concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outra pessoa) e excesso de exação (nos casos em que o agente público desvia o tributo recebido indevidamente).

    Reclusão de até 12 anos

    Conforme a proposta, os crimes listados acima passam a ter pena de reclusão, de 4 a 12 anos, e multa. Em todos os casos, a pena é aumentada em até 1/3 se o crime for cometido por agente político ou ocupante de cargo efetivo de carreira de Estado.

    Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40 ) prevê reclusão de 2 a 12 anos e multa para os delitos de corrupção ativa e passiva e de peculato. Para concussão, a pena vigente hoje é reclusão de 2 a 8 anos e multa. Já o excesso de exação, no caso incluído na proposta, é punido hoje com reclusão de 2 a 12 anos e multa.

    Resposta às manifestações

    Apresentada pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), a proposta foi aprovada pelos senadores no fim de junho, dentro da pauta elaborada em resposta às manifestações populares ocorridas no País.

    O texto que chegou à Câmara inclui ainda o homicídio simples que hoje tem pena de reclusão de 6 a 20 anos - na lista de crimes hediondos. Atualmente, só são considerados hediondos o homicídio praticado por grupo de extermínio e o qualificado.

    Tramitação

    A proposta tramita em conjunto com outros oito projetos que tratam do mesmo assunto e está pronta para análise do Plenário.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268395
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corrupcao-podera-se-tornar-crime-hediondo/100598643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)