Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Corsan apresentou ao MP projeto de PPP para prestação de serviços de esgotamento sanitário

    Em reunião realizada na quinta-feira, 15, na sede do Ministério Público, o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Flávio Ferreira Presser, apresentou projeto de parceria público-privada para a prestação de serviços de esgotamento sanitários em nove municípios da região metropolitana ao procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles.

    Flávio Presser informou que são necessários R$ 10 bilhões para universalizar o atendimento com esgotamento sanitário nas cidades da Região Metropolitana, a partir de redes coletoras mistas. Se a opção for redes de coleta de esgotos sanitários por separador absoluto, a conta chega a R$ 15 bilhões.

    Conforme Presser, os investimentos, muitos já em andamento, utilizam recursos do Programa de Aceleracao do CrescimentoPAC do Governo Federal e próprios da empresa, enquanto se buscam novos financiamentos federais, do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e parcerias público-privadas em nove cidades da Região Metropolitana.

    “A proposta é interessante porque, apesar de ser uma PPP, preserva a titularidade pública do serviço de saneamento”, destaca o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Daniel Martini, lembrando que o cronograma apresentado prevê, a médio prazo, a universalização do serviço nesse municípios, preservando princípios da publicidade, acesso universal, modicidade tarifaria e controle público.

    O esforço na ampliação dos sistemas de esgotos na Região Metropolitana, conforme o dirigente da Corsan, é pela importância da região, que tem a maior concentração populacional do Estado, residindo nas bacias dos rios Gravataí e Sinos, justamente as que apresentam situação ambiental bastante delicada.

    A existência de redes coletoras com tratamento de esgoto reduz os custos na saúde pública, aumenta a produtividade no trabalho, já que as pessoas adoecem menos, e valoriza os imóveis que estão conectados à rede sanitária, lembrou Presser.

    O procurador-geral Marcelo Lemos Dornelles agradeceu a apresentação das informações, e ressaltou que o MP preocupa-se com as questões do saneamento básico, que deve estar disponível à maioria da população de uma forma transparente e legal.

    Também participaram da reunião o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, e o coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar MP, Cesar Faccioli.













    Agência de Notícias
    imprensa@mprs.mp.br
    (51) 3295-1820

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corsan-apresentou-ao-mp-projeto-de-ppp-para-prestacao-de-servicos-de-esgotamento-sanitario/416800808

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)