Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CPI pretende investigar os recursos financeiros destinados ao Iamspe

    O deputado Raul Marcelo (PSOL) começou ontem, 04/09, a colher assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de investigar os recursos financeiros destinados ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) nos últimos quatro anos na prestação do atendimento médico-hospitalar aos funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados.

    Segundo o parlamentar, entre 2014 e 2016, houve um inequívoco congelamento sobre os valores executados pelo Iamspe e, ainda mais preocupante, uma queda no valor previsto em 2017, em relação ao mencionado período. "Trata-se de uma situação crítica no que se refere aos recursos financeiros destinados ao Iamspe, que talvez explique a paralisia do atendimento médico-hospitalar aos servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados, notadamente aqueles que se encontram no interior paulista", explica.

    Nesse sentido, cumpre destacar que os pacientes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), em casos de internação, são frequentemente encaminhados para o atendimento na rede do Iamspe na Capital.

    "Existe uma crise na assistência médico-hospitalar em Sorocaba, que também verificada em muitas outras cidades do interior paulista, nas quais os servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados encontram enormes dificuldades para os atendimentos que necessitam, tendo essas pessoas muitas vezes acabam se deslocando até a Capital para que esses atendimentos sejam finalmente prestados."

    Recursos e modelo de assistência

    Segundo Raul Marcelo, uma parte significativa dos recursos financeiros do Iamspe é proveniente da contribuição de 2% que incide sobre o padrão de vencimentos ou salários dos servidores públicos do Estado de São Paulo.

    Além disso, o modelo de assistência descentralizada, isto é, regionalizada, que deveria ter sido efetivamente implementado pelo Iamspe, possui deficiências evidentes, que impedem o adequado atendimento médico-hospitalar dos servidores e dependentes do interior paulista.

    "Há, portanto, incertezas e dúvidas quantos aos critérios utilizados pelo Iamspe na alocação dos recursos financeiros, e, por isso, torna-se necessária e oportuna a constituição de uma CPI, com a finalidade de investigar a aplicação, desde 2014, dos recursos do Iamspe na prestação do atendimento médico-hospitalar aos servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados.

    Sobre o Iamspe

    O Iamspe é uma autarquia vinculada à Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão, tendo o objetivo primordial de prestar atendimento médico-hospitalar aos funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados. Para tanto, o Iamspe conta com uma estrutura de assistência médico-hospitalar que compreende o Hospital do Servidor Público Estadual"Francisco Morato de Oliveira" (HSPE-FMO), inaugurado em 1961, assim como Centros de Assistência Médica Ambulatorial (CEAMAs), estabelecidos em diversas cidades do interior paulista, além de convênios com hospitais, clínicas e laboratórios.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-pretende-investigar-os-recursos-financeiros-destinados-ao-iamspe/495852782

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)