Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Crédito deve ser liberado imediatamente após morte de segurado prestamista

há 5 anos

A administradora de consórcio deve liberar imediatamente o crédito ao beneficiário em caso de morte do contratante quando houver seguro prestamista — que visa a quitação total de dívidas após morte ou invalidez ou até mesmo desemprego involuntário ou perda de renda.

Assim decidiu a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao unificar o entendimento com a 4ª Turma. Em seu voto, a ministra Nancy Andrighi explicou que, como não há previsão sobre o pacto prestamista nem na Lei 11.795/2008 nem nas normas do Banco Central, a questão deve ser julgada conforme a função social do contrato.

“Com efeito, e amparando-se na própria função social do contrato, se existe previsão contratual de seguro prestamista vinculado ao contrato de consórcio, não há lógica em se exigir que o beneficiário aguarde a contemplação do consorciado falecido ou o encerramento do grupo para o recebimento da carta de crédito, uma vez que houve a liquidação antecipada da dívida (saldo devedor) pela seguradora, não importando em qualquer desequilíbrio econômico-financeiro ao grupo consorcial”, afirmou.

Para ela, a disponibilização de todo o valor da cota do falecido ao grupo consorcial, sem a devida contraprestação, configuraria enriquecimento sem causa. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Julgado REsp 1.770.358

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 11 de abril de 2019, 10h32 Link para acesso: https://www.conjur.com.br/2019-abr-11/credito-liberado-logo-morte-segurado-prestamista

  • Sobre o autorAdvogado Cível-Empresarial
  • Publicações105
  • Seguidores65
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/credito-deve-ser-liberado-imediatamente-apos-morte-de-segurado-prestamista/697181132

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 5 anos

Morte de consorciado coberta por seguro prestamista impõe liberação imediata da carta de crédito ao beneficiário

Petição Inicial - TJMS - Ação de Cobrança de Consórcio por Morte do Consorciado - Cumprimento de Sentença

Weverton Ferreira, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Alvará Judicial

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O princípio da boa fé e função social do contrato

Petição Inicial - TJSP - Ação Determinando a Imediata Liberação da Carta de Crédito - Carta Precatória Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)