Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Criminalização dos Movimentos Sociais foi o tema do segundo encontro do Minicurso Liberdade de Expressão e Criminalização

    Porto Alegre (RS) – Com o objetivo de debater a criminalização dos movimentos sociais, o Minicurso Liberdade de Expressão e Criminalização, recebeu, no dia 19 de julho, o jornalista do Coletivo Catarse Jefferson Pinheiro e o advogado popular Emiliano Maldonado. O Minicurso, que faz parte do programa Paz com Voz, é promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos e pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública.

    Segundo a Defensora Pública-Coordenadora do CRDH, Mariana Py Muniz Cappellari, o debate serviu para relacionar a criminalização dos movimentos com o trabalho da imprensa. “A mídia alternativa também está sujeita à criminalização dos movimentos sociais, pois acompanha e veicula informações a respeito do que acontece com eles”, afirmou.

    Como jornalista e representante da mídia independente, Pinheiro relatou o trabalho do Coletivo Catarse, que segue os movimentos sociais. “Com certeza a luta dos movimentos populares, que buscam transformações sociais e reformas profundas na sociedade precisam ser debatidas e conhecidas, de forma que as pessoas possam compreender essas lutas e receber uma informação sobre um ponto de vista que não o da mídia corporativa, que muitas vezes criminaliza esses movimentos”, explicou.

    “A sociedade brasileira tem se caracterizado pela violência em razão do alto índice de criminalização das condutas sociais, que nos torna hoje o país mais perigoso para quem defende os direitos humanos. É fundamental que a sociedade tenha uma postura crítica perante essa triste realidade”, disse Maldonado durante sua fala. O advogado também expôs a sua vivência na advocacia popular e como os defensores dos direitos humanos enxergam o cenário dos movimentos sociais.

    O próximo encontro do Minicurso Liberdade de Expressão e Criminalização ocorrerá no dia 26 de julho no auditório do CRDH (Rua Caldas Junior, 352 – Centro Histórico). A terceira edição do Minicurso discutirá a criminalização dos jornalistas.

    Confira a programação completa do Minicurso:

    26/07: Criminalização de Jornalistas e Profissionais da Comunicação
    Palestrantes: Clarinha Gock – Jornalista-Assessora de Entidades de Direitos Humanos
    Matheus Chaparini – Jornalista e repórter do Jornal Já
    Marco Aurélio Weissheimer – Jornalista e repórter do Sul21
    Horário: 18h às 20h
    Local: Auditório CRDH




    Texto: Victoria Urbani/Ascom DPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 98404-4502
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars





    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criminalizacao-dos-movimentos-sociais-foi-o-tema-do-segundo-encontro-do-minicurso-liberdade-de-expressao-e-criminalizacao/480220220

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)