Crise torna sonho da locação mais distante para 45% de ouvidos por pesquisa
Fonte: Site Viva Balneário
Pelo menos 45% (1.575) das 3.500 pessoas – ouvidas por uma pesquisa realizada nas principais regiões metropolitanas do país – devem adiar, por até três meses, a intenção de alugar um imóvel.
Essa é uma das principais conclusões do levantamento do Grupo Zap – responsável pelos portais imobiliários Zap e Viva Real – nesse mês, com o propósito de avaliar os efeitos do coronavírus (Covid-19) sobre o mercado imobiliário.
O que você verá neste artigo:
- Informação relevante
- Preços de locação
- Mercado dinâmico
- Medidas pró-negociação
- Consumidor sugere
- Solução completa
Informação relevante
Outra informação relevante do relatório intitulado “A influência do Coronavírus no mercado imobiliário brasileiro” é de que, para 26% dos entrevistados, esse prazo poderá ser maior, de quatro a cinco meses. Outros 17% poderão esperar de seis a oito meses e 12%, por mais de oito meses.
Preços de locação
No que toca ao quesito “preços de locação”, 45% dos entrevistados entendem que estes deveriam diminuir um pouco, ao passo que outros 19% disseram acreditar que os valores ainda poderão “diminuir muito”.
Ao mesmo tempo, 22% deles são mais céticos e preveem que os preços dos imóveis para locação continuarão inalterados, e 15% admitem que haja aumento “durante a pandemia”.
Mercado dinâmico
Apostar mais no mercado de locação residencial do que no setor de “compra e venda” é uma saída da crise, acredita Deborah Seabra , do Grupo Zap.
Mas, para que essa tendência de recuperação se consolide, Deborah condiciona algumas medidas.
Medidas pró-negociação
“Precisamos dispor de alternativas adicionais que favoreçam a continuidade da negociação, como a maior qualidade das fotos dos imóveis, a assinatura digital de contratos”, observa a economista do Grupo ZAP.
Consumidor sugere
Os consumidores, por sua vez, também apresentaram outras sugestões.
Entre elas, 57% destacam a importância de “colocar o endereço completo do imóvel”, o que permite ter um panorama online da região onde ele se encontra. Para 40%, por seu turno, seria oportuno viabilizar “visitas online”, dispensando, assim, o contato físico com o corretor.
Para 36% dos entrevistados, seria uma boa opção “disponibilizar a opção de tour 360º do imóvel”, seguidos por 28% que querem dispor de “mais opções de imóveis nos portais e sites imobiliários. Outros 28% querem “dispor de fotos dos corretores”.
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