Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cristovam Filho defende a criação do Comitê de Bacia do Rio Itapecuru

    O deputado estadual Cristovam Filho (PSL) defendeu a criação de vários Comitês de Bacias de Rios, principalmente o do Rio Itapecuru, para ajudar a preservar os rios maranhenses.

    A criação dos Comitês de Bacias, de acordo com o parlamentar, permitirá a utilização da água desses rios de forma sustentável, em especial a do Rio Itapecuru, responsável pelo abastecimento de grande parte de São Luís. “Está todo mundo tirando água do rio para tratamento doméstico, área industrial, agricultura e lançando, trazendo essa água de volta para o rio sem o controle devido. É necessário que se criem os Comitês de Bacias para que eles possam receber um fundo a fim de explorar a água desse rio com sustentabilidade”, explica.

    Cristovam Filho contou que apresentou indicação nesse sentido beneficiando os municípios que integram a bacia do Rio Itapecuru. “A realização de audiências públicas tem o papel de discutir a revitalização, recuperação, preservação e conservação da bacia hidrográfica em situação de vulnerabilidade da degradação ambiental, por meio de ações integradas e permanentes que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais, o aumento da quantidade e melhoria da qualidade de água para usos múltiplos, possibilitando a participação das instituições governamentais, da sociedade civil e usuários da água”, diz o documento.

    Cristovam relacionou as características do Rio Itapecuru, tido como o mais importante do Maranhão por ser genuinamente maranhense. O documento informa que o rio nasce na Serra do Mirador e desemboca no Golfão Maranhense, percorrendo quase 1.450 quilômetros.

    De acordo com o deputado, o movimento em defesa da criação do Comitê da Bacia do Itapecuru se arrasta por mais de 20 anos. “Nesse contexto, a bacia pode ser definida pelo governo como eixo fundamental de desenvolvimento do estado, merecendo uma maior atenção de políticas públicas. Ele passa pelas cidades de Mirador, Colinas, Caxias, Codó, Coroatá, Timbiras, Cantanhede, Itapecuru Mirim e Rosário e se encontra antropizado nesses municípios. É necessário revitalizá-lo e recuperar boa parte do Maranhão, trazendo nova vida às populações ribeirinhas que estão perecendo juntamente com o rio”, disse.

    A defesa foi feita quando Cristovam tratou da precária situação da Reserva do Batatã, que abastece o centro de São Luís. “A nossa Barragem do Batatã está seca, não tem água para bombear para o centro da cidade, com isso é necessário mais água do Sistema Italuís para colocar água na cidade”, explicou.



    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cristovam-filho-defende-a-criacao-do-comite-de-bacia-do-rio-itapecuru/273421561

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)