Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Culpa recíproca: Empresa impedia entrada de empregado atrasado

    Publicado por JurisWay
    há 11 anos
    Desembargadores da Sexta Turma do TRT do Paraná confirmaram a existência de culpa recíproca no caso envolvendo um empregado que sempre chegava atrasado ao serviço e uma fábrica de caixas de papelão de Curitiba que, tendo se mudado para outro município, não permitia a entrada com atraso.

    A empresa HW Caixas de Papelão Ltda. tinha sede em Curitiba e mudou-se para a cidade de São José dos Pinhais em dezembro de 2011. Morando em Campo Largo, o funcionário passou a ter dificuldades para chegar no horário ao trabalho. Ele alegou que precisava tomar vários ônibus com horários diferentes e que não conseguia chegar à fábrica no início do turno, às 7 da manhã. Mesmo saindo com o primeiro ônibus de Campo Largo por volta de 5h15min, disse ele, dispendia cerca de 3 horas no trajeto e não conseguia chegar antes das 8 horas.


    Na análise do recurso interposto pela empresa, a Sexta Turma confirmou a sentença do juiz Valdecir Edson Fossatti, da 11ª Vara do Trabalho de Curitiba, que entendeu que as duas partes agiram de forma faltosa. Se de um lado a ré cometeu falta grave impedindo o autor de trabalhar quando chegava atrasado na empresa, por outro, o autor não comprovou nos autos que inexistia ônibus no horário anterior a 05h15 de forma a justificar os atrasos, concluíram os desembargadores.


    A decisão lembra que é dever de todo empregador permitir que o empregado preste os serviços para os quais foi contratado. De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, o atraso injustificado pode gerar a dispensa por justa causa, mas não autoriza a empresa a impedir que o trabalhador entre no local de trabalho e execute o serviço.


    A empresa foi condenada a pagar 50% das verbas rescisórias a que teria direito o empregado na rescisão de contrato sem justa causa.


    Redigiu o acórdão, do qual cabe recurso, o desembargador Francisco Roberto Ermel.


    Mais informações sobre o processo, que tem o número 02911-2012-011-9-00-8, podem ser obtidas clicando AQUI.


    Ascom/TRT-PR (NC)























    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/culpa-reciproca-empresa-impedia-entrada-de-empregado-atrasado/125337184

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)