Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cultura promove debate sobre mulheres e a economia do Audiovisual

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Atualmente menos de 20% dos longa-metragens produzidos no Brasil são dirigidos por mulheres

    Uma pesquisa feita pela Agência Nacional do Cinema, a Ancine, procurou retratar a diversidade de gênero e raça nos lançamentos brasileiros de 2016. Dos 142 longas-metragens colocados à disposição do público dois anos atrás, 75,4% foram dirigidos por homens brancos e somente 19,7% por mulheres brancas. Não foi lançada nenhuma produção em longa-metragem dirigida por uma mulher negra. Só para lembrar, as mulheres formam mais de 50 por cento da população brasileira.

    Para questionar o porquê desta distância entre o mercado audiovisual e a realidade demográfica, a Comissão de Cultura da Câmara promove uma audiência pública nesta terça-feira (4). Foram convidados o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; um representante da Secretaria do Audiovisual do Ministério; e um representante da Ancine. Também participam do debate quatro cineastas, sendo três mulheres.

    A presidente da Comissão de Cultura, deputada Raquel Muniz (PSD-MG) é autora do pedido para a realização da audiência pública. Ela lembra que o espaço das mulheres foi historicamente negado em vários setores da sociedade. Muniz avalia que é possível estimular o crescimento da participação feminina no mercado audiovisual mostrando os resultados das mulheres que participam dessa área e que produzem com qualidade. "São mulheres que têm um trabalho diferenciado", completou.

    A audiência pública sobre a participação feminina no mercado audiovisual está marcada para esta terça-feira, às 9 e meia da manhã no plenário 14.

    Reportagem - Cláudio Ferreira
    Edição - Geórgia Moraes

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cultura-promove-debate-sobre-mulheres-e-a-economia-do-audiovisual/620160264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)