Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cúpula do Judiciário prestigia lançamento do Anuário da Justiça no STF

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    A cúpula do Judiciário brasileiro esteve reunida nesta terça-feira (26/4) para o lançamento da edição comemorativa de 10 anos do Anuário da Justiça Brasil. A cerimônia se deu na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, com a presença do presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, e dos ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Teori Zavascki, Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento.

    Comunidade jurídica compareceu em peso para o lançamento do Anuário da Justiça 2016.
    Gil Ferreira

    Os ministros aposentado do Supremo Sepúlveda Pertence também compareceu, bem como os presidentes do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, e do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho.

    Cláudio Lamachia, presidente do Conselho Federal a Ordem dos Advogados do Brasil, Técio Lins e Silva, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, e Carlos José Santos da Silva, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (Cesa). A Associação dos Advogados de São Paulo foi representada pelo diretor Renato José Cury.

    Evento reuniu cerca de 400 pessoas no STF.
    Gil Ferreira

    Ao longo das 10 edições, o Anuário da Justiça registrou como o Judiciário ganhou peso e relevância no cenário político, social e econômico do país ao longo desta última década.

    Entre 1940 e 2005, o Supremo Tribunal Federal e os tribunais superiores julgaram um total de 4,8 milhões de processos. Já no período compreendido entre 2006 e 2015, os tribunais de cúpula do Judiciário brasileiro julgaram 6,3 milhões de processos. Ou seja, nos últimos 10 anos, esses tribunais julgaram 1,5 milhão de casos a mais do que nos 65 anos anteriores.

    A obra é uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro. O trabalho exibe os perfis dos 93 ministros integrantes do STF, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal Militar. Mostra também como funcionam as seções e turmas de julgamento.

    Nesta mesma terça-feira (26/4) foi inaugurada a exposição “1215: A Magna Carta Libertatum; 1824: A Primeira Constituição Brasileira”, que rememora os 800 anos da Magna Carta da Inglaterra, a primeira Constituição editada na história da humanidade, bem como os quase dois séculos da primeira Constituição brasileira.

    Para Lewandowski, publicação traz uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro.
    Gil Ferreira

    O Anuário da Justiça Brasil é uma publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico, com apoio da Fundação Armando Alvares Penteado.

    Leia depoimentos sobre o Anuário da Justiça Brasil

    Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF
    “O Anuário apresenta uma verdadeira radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro, revelando os traços mas marcantes dos 93 ministros que integram o STF e os demais tribunais superiores, além de mostrar como funcionam as suas seções e turmas de julgamento, bem assim de realçar a jurisprudência mais relevante dessas cortes."

    Ministro Celso de Mello, decano do STF
    Anuário da Justiça é o repositório da história judiciária do Brasil desses últimos dez anos. Hoje ele nos recorda dos eventos, das dificuldades dos percalços, dos sucessos ocorridos nessa década, mas também nos predispõe para aquilo que há de vir. O Anuário é a cara do Poder Judiciário, porque põe os juízes dos tribunais e da Suprema Corte em contato direto com a comunidade. Acho que ele tem desempenhado e vai continuar a desempenhar um papel de extrema relevância."

    Ministro Marco Aurélio, vice-decano do STF
    “Reclama-se muito no Brasil de que nós não temos memória e o Anuário da Justiça consegue, justamente, resgatar esse valor maior. A administração pública está submetida a um princípio básico, o princípio da publicidade, que visa a busca da eficiência.O Anuário retrata o dia a dia do Judiciário e isso é muito bom em termos de aperfeiçoamento e de avanço da arte de servir a todos."

    Ministro Dias Toffoli, presidente do TSE e ministro do STF
    “O Anuário funciona como um manual para quem trabalha na área do Direito. Ao trazer o perfil dos integrantes de cada corte, torna-se mais um mecanismo pelo qual o Judiciário está aberto à sociedade."

    Ministro Teori Zavascki, do STF
    “A impressão que eu tenho é que o Anuário está a cada ano melhor. Participo desta publicação desde a sua origem e vejo o sucesso que faz pela utilidade que tem, pela visão de conjunto e pelo balanço que consegue fazer do estado da nossa jurisprudência, da prestação jurisdicional e do estado em que os tribunais se encontram. Com seus dados e suas críticas positivas e negativas, o Anuário juda na reformulação que tem que ocorrer sempre.

    Ministro Luis Roberto Barroso, do STF
    “Lembro quando a personagem Mafalda fez dez anos, perguntaram para o Quino, seu criador, pensava dela. Ele respondeu que o importante é o que a Mafalda achava dele. E posso dizer que me sinto assim também com o Anuário. Minha preocupação é saber o que o Anuário disse de mim este ano (risos). Acho que é uma forma valiosa de apresentar o Poder Judiciário ao grande público com uma linguagem coloquial e com informações objetivas e relevantes. Esses dez anos documentam a história e as transformações do Judiciário. Uma das qualidades do Judiciário nos últimos anos foi ter deixado de ser inacessível e que as pessoas não ...




    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11002
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cupula-do-judiciario-prestigia-lancamento-do-anuario-da-justica-no-stf/328225500

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)