Curso de Defesa do Consumidor visa equilibrar relações de consumo
Atividade é desenvolvida pela Defensoria em parceria com o Procon
Começou hoje (10), o curso de “Capacitação para Atendimento na Defesa do Consumidor”, oferecido pela Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal em parceria com o Procon DF. Direcionado para os estagiários de ambos os órgãos, colaboradores, assessores da Defensoria Pública, servidores do Procon e para a sociedade em geral, o curso visa debater sobre a definição da relação de consumo, os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, práticas abusivas de cobranças, propaganda enganosa, entre outros.
Serão três dias de capacitação para 50 alunos. A aposentada Maria Lúcia, 52 anos, é voluntária no programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ela conta que “esse curso vai ser muito bom porque trabalhamos com educação. As pessoas que nos procuram são informadas sobre os direitos que elas têm e onde devem procurá-los”.
O curso é resultado da crescente demanda que o Núcleo do Consumidor tem recebido. Em 2015, foram realizados 6.404 atendimentos. Já em 2016, esse número aumentou para 8.060, resultando crescimento de 25.85%. O defensor público do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria e palestrante do evento, Antônio Carlos Cintra, explica que o intuito é criar uma linguagem comum que possa instruir o cidadão sobre seus direitos. “Queremos construir um sistema de Defesa do Consumidor para que todos trabalhem em diversos nichos a favor da construção de um sistema mais justo”.
As demais aulas ocorrerão nos dias 17 e 24/02, no auditório da Escola da Defensoria. Para mais informações 2196-4409.
Franciele Bessa
da Assessoria de Comunicação
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