Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Curso para magistrados debate importância do princípio da dignidade da pessoa humana

    O princípio da dignidade da pessoa humana é essencial para o desenvolvimento das relações sociais e do ambiente jurídico. Com o objetivo de debater e analisar o tema, que é um dos princípios fundamentais consagrados na Constituição Federal de 1988, está sendo realizado na Escola Judicial, o curso Dignidade da Pessoa Humana e Responsabilidade por Danos voltado para magistrados do TRT/RN.

    Ministrado pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Menelik de Carvalho Netto, o curso busca fornecer aos magistrados a possibilidade de analisar o princípio da dignidade da pessoa humana como critério fundamental de valores e matrizes dos direitos humanos.

    É necessário que haja igualdade e respeitos às diferenças para que as pessoas se reconheçam dentro de uma comunidade livre. Estamos inseridos em um contexto complexo e é fundamental que esse direito às diferenças seja respeitado. A Justiça do Trabalho surgiu para proteger aquilo que também dá ao homem dignidade, que é o trabalho, disse o professor da UnB acrescentando que os magistrados devem debater o tema para atuar na consagração do princípio.

    Os magistrados dão a proteção especial para aqueles que dependem do trabalho para sua sobrevivência e abrem portas para o futuro, completou Menelik.

    Para o juiz do trabalho Antônio Carneiro o curso vai auxiliar os magistrados a atuarem em um contexto jurídico onde há muitos princípios e poucas normas definidas. A cada dia que passa o juiz é mais cobrado para decidir por princípios. Ter uma visão mais abrangente do sistema jurídico é fundamental, ponderou.

    O curso termina na manhã desta quarta-feira (10) com apresentação de painel temático e atividade em grupo.

    • Publicações2103
    • Seguidores630359
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-para-magistrados-debate-importancia-do-principio-da-dignidade-da-pessoa-humana/2798485

    Informações relacionadas

    Ludmilla Carvalhaes, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Princípio de dignidade da pessoa humana.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)