Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dados divergentes causaram falhas no sistema operacional da Conta Única de Depósitos Judiciais

    há 14 anos

    Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os depósitos judiciais no país devem ser administrados por bancos públicos. Dessa forma, o TJMS, para se adequar à medida, desativou o convênio da Conta Única de Depósitos Judiciais do Tribunal de Justiça firmado com o Banco Bradesco (instituição privada) e firmou um novo convenio, em novembro de 2009, com a Caixa Econômica Federal (CEF), banco público responsável pelo gerenciamento dos depósitos judiciais do poder judiciário estadual desde então.

    No contrato, um dos pontos firmados entre as partes estabeleceu que a Caixa deveria, num prazo de 90 dias, desenvolver um sistema que disponibilizasse a liquidação eletrônica de processos para garantir agilidade nos depósitos judiciais e respectivos levantamentos para alvarás. Entretanto, até o momento, essas funcionalidades não foram totalmente implementadas pelo banco.

    No dia 7 de outubro de 2010, a Caixa Econômica Federal tentou colocar em operação uma das funcionalidades do sistema chamado de Depósito Eletrônico, que geraria um número identificador para cada depósito judicial. No entanto, foram ocasionadas diversas falhas operacionais e uma série de divergências dos dados encaminhados eletronicamente pelo banco para a Conta Única do Tribunal.

    O quadro inviabilizou a conciliação bancária no período de 7 a 22 de outubro e, como não foi possível realizar essa conciliação, os depósitos judiciais efetuados no citado período não puderam ser visualizados pelas partes, advogados e pelos próprios magistrados. Consequentemente, tornou-se indisponível a expedição de alvarás, dentre outros transtornos ocasionados.

    Por esse motivo o Tribunal de Justiça realizou várias reuniões com representantes da área de tecnologia e superintendência da Caixa na última semana, com a finalidade de sanar os erros de sistema. Como não foi obtido êxito, a Conta Única do Tribunal de Justiça vem realizando a conciliação bancária do período de 07 a 22 de outubro de forma manual, disponibilizando, gradativamente, o sistema aos jurisdicionados . (As informações são do site do TJMS)

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dados-divergentes-causaram-falhas-no-sistema-operacional-da-conta-unica-de-depositos-judiciais/2442196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)