Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Daniel Leite, Clodomir Reis e Eduardo Moreira recebem a Medalha Antônio Rodrigues Vellozo

    O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou nesta quarta-feira, 4 de novembro, sessão solene de comemoração dos seus 202 anos de instalação com a concessão das medalhas Desembargador Bento Moreira Lima, do Mérito Judiciário Antonio Rodrigues Velozzo e do Mérito Especial Cândido Mendes, em reconhecimento a pessoas que prestaram relevantes serviços à Justiça.

    A sessão foi dirigida pela vice-presidente do TJMA, desembargadora Anildes Cruz, que representou a presidente, desembargadora Cleonice Freire. Compuseram a mesa de honra da solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Santos; o procurador da República Sergei Medeiros; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Mário Macieira; e o procurador de Justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa.

    A desembargadora Anildes Cruz disse que a solenidade é uma maneira de relembrar a história e evolução do Tribunal e de incentivar os magistrados e todos que contribuem para a credibilidade da Corte. “Sempre contamos com nossos juízes e servidores para alcançarmos o reconhecimento pelo trabalho do Judiciário”, avaliou.

    MEDALHAS

    Pelos relevantes serviços prestados à Justiça, os desembargadores eleitorais Clodomir Reis, Daniel de Faria Jerônimo Leite e Eduardo Moreira, membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foram condecorados com a Medalha do Mérito Judiciário Antonio Rodrigues Velozzo. Além dos 3, foram agraciados o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior; o coronel Raimundo Nonato Santos Sá; os advogados Nivaldo Costa Guimarães, Bruno Duailibe, e Carlos Augusto Couto; o procurador geral do município, Marcos Luis Braid Simões; a procuradora de Justiça Nilde Cardoso Sandes; o procurador regional da República (3ª Região), Sergei Medeiros; a procuradora de Justiça Selene Coelho de Lacerda e o servidor mais antigo do TJMA, o oficial de justiça Vicente Urbano Mendes Aroucha.

    A Medalha dos Bons Serviços Desembargador Bento Moreira Lima é concedida a magistrados que completaram 10, 20 ou 30 anos de bons serviços à magistratura maranhense. Foram agraciados com a medalha de bronze (10 anos) os juízes Pedro Guimarães; Edilza Barros Ferreira; Jerusa de Castro Duarte Mendes; Ana Gabriela Everton e Lúcio Paulo Fernandes Soares. A medalha de prata (20 anos) foi concedida aos juízes José dos Santos Costa e José Brígido da Silva Lages.

    O oficial de Justiça Vicente Urbano Aroucha disse que a homenagem representa orgulho, satisfação e alegria ao reconhecer seus 34 anos de trabalho. “Vou continuar trabalhando com afinco, diligência e amor pelo que faço”, pontuou.

    Já a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes – mais alta comenda do Poder Judiciário do Maranhão – foi concedida ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares Fonseca, e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho.

    O ministro Reynaldo Fonseca falou em nome dos homenageados e elogiou o reconhecimento da Corte pelos serviços, defendendo a necessidade de mais diálogo dentro da sociedade para a reconquista do constitucionalismo fraternal e redução dos processos judiciais.

    O ministro ressaltou o trabalho do TJMA na história democrática do país e frente às exigências sociais por mais celeridade e eficiência. “Enquanto símbolo de democratização, a Justiça passou a ir até a comunidade, especialmente os mais necessitados”, observou.

    202 ANOS

    O desembargador José de Ribamar Castro falou em nome do TJMA, ressaltando o cenário histórico do mundo atual que apresenta um momento de reflexão em face das rápidas mudanças econômicas, sociais, políticas, jurídicas e filosóficas, predizendo transformações comportamentais e uma possível nova onda de direitos, que conferem aos magistrados responsabilidades comunitárias nessa mudança estrutural.

    O magistrado ressaltou a responsabilidade dos agentes públicos no combate à corrupção e desonestidade, instrumento essencial na construção de um mundo mais justo e digno, o que vem sendo buscado há vários anos pelo Tribunal e por todos os homenageados na sessão.

    “Espero que o Tribunal de Justiça continue sendo o depositário das esperanças e afastando as incertezas daqueles que batem às suas portas na tutela dos direitos”, frisou.

    Fonte: Ascom TJMA, com edição

    • Publicações2389
    • Seguidores284355
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/daniel-leite-clodomir-reis-e-eduardo-moreira-recebem-a-medalha-antonio-rodrigues-vellozo/251791156

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)