Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dê sua opinião: projeto autoriza internação compulsória de quem reincidir no porte de drogas

    Publicado por Senado
    há 6 anos

    Começou a tramitar no Senado projeto que autoriza a internação compulsória de dependentes químicos que forem pegos mais de uma vez portando drogas ilícitas. O Projeto de Lei do Senado 285/2018, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a designação de relator.

    Atualmente, a Lei 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, prevê três tipos de punições para quem adquirir, guardar, ou transportar pequenas quantidades de drogas, para consumo pessoal: advertência, prestação de serviços à comunidade e comparecimento a curso educativo – estas duas últimas pelo prazo máximo de cinco meses, ou dez, no caso de reincidência.

    O projeto acrescenta a internação compulsória em estabelecimento especializado entre as penas possíveis para os casos de reincidência, desde que esteja comprovada a dependência química. Na justificação, a autora afirma que cabe ao Estado dar aos reincidentes “uma oportunidade para reconstruírem-se a si mesmos e a si mesmas”.

    Qual a sua opinião sobre o projeto? Vote:
    PLS 285/2018: http://bit.ly/PLS285-2018.
    Todas as propostas que tramitam no Senado estão abertas a consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www12.senado.leg.br/ecidadania.
    Comente na página do Senado no Facebook.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-sua-opiniao-projeto-autoriza-internacao-compulsoria-de-quem-reincidir-no-porte-de-drogas/588749999

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    William Haddad
    6 anos atrás

    Opinião? O bem "saúde pública" é uma ficção jurídica criada sabe-se lá por qual fim, mas que, no contexto da guerra às drogas, é usado para legitimar perseguições e preconceitos contra uma população menos abastada. O art. 28 da referida lei é inconstitucional por criminalizar a autolesão, a fachada desse projeto de caracterizar a internação compulsória como forma de oportunidade em nada muda sua natureza, que tem toda a chance de justificar recolhimentos em massa dos indesejáveis "cracudos".

    É claro que cabe ao Estado oferecer uma chance de largar o vício, mas para isso servem CAPS e similares, que podem ser procurados de forma voluntária pelos que desejam. A atuação ativa governamental deve estar limitada a tentar convencer pessoas pela educação e promoção de oportunidades. Até porque sem esses fatores essenciais, finalizada a internação, a pessoa é largada novamente à própria sorte e submetida ao mesmos fatores que influenciaram sua dependência anteriormente.

    Em suma: inconstitucional, desumano e um desperdício de recursos públicos, que seriam melhor empregados em prevenção e tentativas voluntárias de internação. Por outro lado, corresponde às minhas expectivas quanto aos nossos políticos. Parabéns. continuar lendo