Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Debatedores destacam importância da participação dos jovens para renovação política

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A renovação política é possível, mas precisa ser feita de forma contínua e com a participação de mais segmentos da sociedade, em especial os jovens. Esses foram os principais pontos apresentados pelos participantes do 1o Fórum Brasileiro de Renovação Política, realizado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13).

    Para a advogada eleitoral Ezikelly Barros, a atual crise de legitimidade é um reflexo da sub-representação feminina na política. “É difícil mudarmos a realidade dos partidos porque eles são fruto da sociedade machista e discriminatória. Essa crise de legitimidade ocorre porque parte da população está excluída do debate.”

    O presidente da Central Única das Favelas (Cufa) no Distrito Federal, Bruno Kesseler, ressaltou que a organização busca incentivar os jovens a buscarem informações sobre o funcionamento da política. “Nosso papel é mostrar para as pessoas a importância do momento de renovação”, afirmou.

    Deficit de cidadania
    O professor de ciência política da Universidade de Brasília Antônio Flávio Testa criticou o “deficit de cidadania” do brasileiro e a facilidade com que a sociedade se desmobiliza. “Se a juventude se mantiver mobilizada e atuante, é possível fazer mudanças estruturais. Aqueles que virão para o Congresso tem de vir com compromisso de futuro”, apontou.

    Conforme Testa, é essencial a juventude entender que não é necessário só votar, mas também participar e conhecer profundamente as estruturas políticas e sociais para propor mudanças.

    Bia Barbosa, representante do Coletivo Intervozes, disse que a concentração dos meios de comunicação ajuda a perpetuar estruturas de poder e engessa a renovação. “Muito do poder de voto das pessoas e da decisão sobre isso é formado pela mídia”, argumentou.

    Na opinião de Lucas de Aragão, sócio da consultoria Arko Advice, a indignação do eleitor com a política precisa ser mais organizada e com conhecimento de causa sobre os papéis de cada representante para haver alguma mudança real. “O brasileiro é ótimo em defender interesses, porém não em defender seus direitos. Estão começando a nascer grupos por direitos, mas acho difícil mudar a política da noite para o dia.”

    Ampliar participação
    O evento foi realizado em parceria da Câmara com o Instituto Brasileiro de Renovação Política Hernani d’Aguiar (Ibrapo). A presidente da entidade, Renata Aguiar, reforçou a necessidade de ampliar a participação da sociedade como interlocutora das políticas públicas. “A gente tem de resgatar essa ideia para tirar o estigma da política. Se as pessoas falarem que não querem saber de política, as coisas vão continuar como estão.”

    Para a 2ª secretária da Câmara, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a descrença com a classe política afastou a comunidade do debate. “A gente precisa fazer com que a juventude participe mais ativamente do processo”, reiterou.

    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição – Marcelo Oliveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debatedores-destacam-importancia-da-participacao-dos-jovens-para-renovacao-politica/531560884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)