Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Debatedores questionam proposta de limitar cobrança por perdas elétricas a 5% da tarifa

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    O deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), que relata um projeto de lei sobre o repasse dos custos com perdas elétricas para o consumidor de energia, busca um consenso sobre o percentual ideal a ser cobrado na conta de luz em razão dessas perdas. O PL 5457/16 limita a 5% do valor da tarifa as compensações por perdas técnicas e não técnicas na transmissão e distribuição de energia.

    No entanto, especialistas ouvidos nesta quarta-feira (16) na Comissão de Minas e Energia, onde a proposta precisa ser analisada, afirmaram que 5% pode não ser o número ideal.

    Segundo o superintendente da Regulação Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Davi Antunes Lima, as perdas técnicas inerentes à transmissão e à distribuição da energia por rede elétrica correspondem a 7,5% das perdas totais. As não técnicas, causadas por furtos, fraudes e erros de medição, representam 6,7% do total.

    Na avaliação de Lima, a limitação imposta pelo projeto de lei repassará os custos principalmente para as distribuidoras, impedindo-as de fazer novos investimentos na rede elétrica. O superintendente chamou atenção ainda para as particularidades da distribuição de energia no Brasil. Muitas das perdas, explicou, se devem à ausência do Estado em determinadas áreas de concessão, especialmente naquelas com pobreza, violência e falta de infraestrutura.

    "Se a gente fizer as contas, a proposta basicamente vai reconhecer as perdas técnicas na transmissão e na distribuição. Não vai reconhecer perda não técnica alguma. Isso impacta muito a receita da distribuidora e inviabiliza a prestação do serviço", afirmou Davi Lima.

    Punição
    Apesar de ressaltar a intenção do projeto de beneficiar os bons consumidores, o presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), José Luiz Nobre Ribeiro, questionou se o número proposto no projeto é alcançável. “As perdas não técnicas são maiores em situações que as distribuidoras não conseguem resolver”, admitiu.

    Por outro lado, Ribeiro cobrou punição para o mau consumidor. "As leis que estão por aí facilitam a vida do fraudador. Elas precisam se tornar mais rígidas em relação ao mau consumidor, para beneficiar o bom consumidor", acredita o presidente da Conacen.

    O representante da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na audiência, Daniel Mendonça, também defendeu que sejam levadas em conta no debate as diferenças regionais, a regulação da Aneel e os investimentos em eficiência energética que se traduzirão em menores tarifas a médio e longo prazo.

    Tramitação
    Antes de ser analisado na Comissão de Minas e Energia, o PL 5457/16 foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor na forma de um texto substitutivo. O texto então aprovado deixa claro que as empresas de energia elétrica deverão informar aos consumidores, nas faturas, as parcelas das tarifas correspondentes às perdas técnicas e não técnicas, assim como deverão especificar qualquer outro tipo de cobrança.

    Íntegra da proposta:
    • PL-5457/2016
    Reportagem – Noéli Nobre
    Edição – Rachel Librelon

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debatedores-questionam-proposta-de-limitar-cobranca-por-perdas-eletricas-a-5-da-tarifa/578614178

    Informações relacionadas

    [Modelo] Impugnação à Contestação

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Impugnação à Contestação cumulada com Resposta à Reconvenção Trabalhista

    O CDC tem prevalência sobre as demais normas que regulam a relação de consumo, diz palestrante

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)