Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão baseia-se na impossibilidade de usurpação de competência entre os poderes

    Não cabe ao Judiciário estender uma gratificação a uma classe de militares, a qual é dotada de atribuições e peculiaridades próprias, a outra classe.

    há 11 anos

    Utilizando como argumento a aplicação do princípio da isonomia, policiais militares ajuizaram, contra o Estado da Bahia, uma ação ordinária, com pedido de liminar, pleiteando a extensão do benefício concedido a título de Gratificação Especial de Trabalho aos oficiais e delegados, não sendo estendida aos sargentos e soldados da Policia Militar. Os requerentes alegaram que também preenchem os requisitos previstos na legislação estadual pertinente para o recebimento do benefício.

    Responsável pela demanda, o procurador do Estado Antônio Sergio Sales de Miranda contestou o pleito sustentando em juízo a inexistência de suporte legal para a incorporação aos proventos dos requerentes da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho. A Lei 7023/97 estende a possibilidade de pagamento de CET nos termos e condições estabelecidos em regulamento, sendo que a Resolução do COPE 010/2006 apenas alterou os valores da CET e estendeu o pagamento destes valores somente ao posto de 1º Tenente PM, não havendo a extensão aos ocupantes do posto de sargento PM e Soldado PM, esclareceu o procurador.

    Por entender que não cabe ao Judiciário estender uma gratificação a uma classe de militares, a qual é dotada de atribuições e peculiaridades próprias, a outra classe, já que isso configuraria uma usurpação de competências típicas do Poder Legislativo, o juiz Manoel Ricardo Calheiros D'Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública, julgou improcedente a ação por falta de lei específica ou exercício de atividades semelhantes que ensejassem uma equiparação entre as diferentes classes de militares estaduais.

    Fonte: PGE/ASCOM

    Data: 11/12/2012

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-baseia-se-na-impossibilidade-de-usurpacao-de-competencia-entre-os-poderes/100236991

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)