Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão judicial beneficia despachantes

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    O juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, em cooperação na 4ª Vara de Fazenda Pública Estadual de Belo Horizonte, concedeu autorização judicial a favor de despachantes documentalistas. Eles pediam para representar os clientes na utilização do Sistema de Registro Automático de Veículos (SRAV).

    O Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran/MG) alegou que os despachantes precisavam passar pelo cadastramento de identificação biométrica, procedimento necessário para que possam protocolar documentos dos veículos em nome dos clientes. O órgão alegou, no entanto, que, uma vez avisados, os despachantes não tomaram a devida providência para se adequar. Esclareceu ainda que eles estavam sendo cadastrados e não haveria limitações para o exercício da atividade profissional no interior do Estado de Minas Gerais.

    O magistrado entendeu, em acordo com a Lei nº 18.037/09 que os autores do pedido têm o direito, uma vez autorizados pelos contratantes, de responder por eles. Para a legislação, o despachante tem como função representar o cliente, mediante sua anuência e independente de mandato.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-judicial-beneficia-despachantes/2162316

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)