Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão judicial dá ganho de causa ao Estado da Bahia

    Servidores públicos e trabalhadores em geral possuem critérios distintos para a conversão dos vencimentos.

    há 11 anos

    Alegando terem sido lesados pelo Estado quando da conversão instituição a Unidade Real de Valor (URV), como padrão de valor monetário, posteriormente convertida na Lei 8880/94, servidores estaduais ajuizaram, contra o Estado da Bahia, uma ação de revisão de vencimentos pleiteando a revisão de suas remunerações, aplicando-se o índice de correção de salários de fevereiro de 94, o percentual de 11,98%, recalculando o valor de suas remunerações com base no novo reajuste, bem como a condenação do Estado ao pagamento das diferenças vencidas e vincendas, acrescidas de juros e correção monetária.

    Os autores da ação alegaram que na ocasião da conversão sofrearam lesão em virtude da redução salarial impingida, visto que os salários dos trabalhadores em geral passaram a ser convertidos em URV no dia 1º de março de 94, entretanto, o Estado não respeitou o critério de conversão segundo a data do efetivo pagamento, reduzindo suas remunerações, na medida em que efetivou a respectiva conversão no percentual de 11,98% inferior ao devido.

    Responsável pela demanda, a procuradora Nacha Guerreiro Avena contestou o pleito sustentando em juízo que os servidores públicos e trabalhadores em geral possuem critérios distintos para a conversão dos vencimentos e que a quantificação em URV dos vencimentos e soldos dos servidores públicos não levava em consideração a data do pagamento. O Estado obedeceu ao Princípio da Legalidade, no caso, o quanto disposto na Lei 8880/94 para proceder com a conversão dos vencimentos, afirmou Nacha Guerreiro.

    Imprimir

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-judicial-da-ganho-de-causa-ao-estado-da-bahia/100264242

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)