Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão judicial valida ato da Administração Pública que demitiu PM

    há 13 anos

    Não satisfeito com ato administrativo que o excluiu da Polícia Militar da Bahia sob a acusação de insubordinação e despojamento de uniforme, um ex PM propôs contra o Estado da Bahia, uma ação ordinária, com pedido de liminar, pleiteando a desconstituição do ato que culminou com a sua exclusão e sua reintegração às fileiras da Corporação.

    O autor da ação alegou que a decisão foi ilegal e abusiva em virtude da absoluta ausência total de provas. Afirmou ainda que o simples fato de alguém estar sendo acusado de conduta tipificada no Código Penal Militar não autorizava a Administração Pública a lhe aplicar punição disciplinar pelo mesmo fato antes do trânsito em julgado da decisão no Judiciário.

    Em defesa do Estado, o procurador José Homero Saraiva contestou o pleito sustentando em juízo que tanto a materialidade quanto a autoria das violações foram devidamente comprovadas ao longo do Processo Administrativo.

    A demissão teve amparo na violação dos princípios da disciplina e hierarquia por parte do servidor, de modo que independe de condenação na esfera criminal, destacou.

    José Homero esclareceu ainda que a conveniência e oportunidade da exclusão de um integrante compete ao próprio Comando da Corporação, sendo este o único com condições de avaliar o comportamento transgressional, após regular apuração, e graduar a falta disciplinar verificada.

    Considerando que não houve ilegalidade no ato praticado pela Administração, já que as alegações sustentadas pelo autor não convenceram acerca da existência de vício capaz de anular o processo administrativo, o Juiz Auditor Paulo Roberto Santos de Oliveira julgou improcedente a demanda dando ganho de causa ao Estado da Bahia.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-judicial-valida-ato-da-administracao-publica-que-demitiu-pm/2719092

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)