Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Declaração dos Direitos Humanos completa 60 anos hoje

    Publicado por OAB - Piauí
    há 15 anos

    Em 1947, num mundo pós-guerra, dividido pelo colonialismo e destruído por desigualdades, coube à ONU compor um documento que servisse de base para a proteção das liberdades individuais fundamentais de todo ser humano. O trabalho foi desempenhado pelo Comitê de Redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, composto por 18 membros de diversas formações políticas, culturais e religiosas.

    O primeiro rascunho da Declaração foi apresentado em setembro de 1948. Mais de 50 países participaram de sua redação final. Pela resolução 217 A, de 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral, reunida em Paris, adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a abstenção de voto de oito nações, mas sem nenhuma discordância. Das seis línguas oficiais da ONU - árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - faladas por bilhões de pessoas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido no mundo.

    A declaração tem 30 artigos e assegura a todas as pessoas, entre outros diretos, o de nascerem livres e iguais em dignidade e direito. Ainda estabelece que todos têm capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos no texto, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

    'A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição', diz trecho do documento.

    A Declaração um notável progresso moral constitui uma poderosa força inspiradora de PAZ significa a ampliação dos Direitos mostra que o ideal evolui e com criativa maturidade a Declaração frutifica Pela Declaração de Viena de 1993 muito fortalecido o sexagenário documento continua seu papel motivador o texto de Direitos Linguísticos em Barcelona redigido evidencia,em 1996, que a DUDH tem alcance renovador. Para os Direitos Humanos saber educar deve ser mais que uma desejável missão. É uma obrigação para quem quer humanizar pessoas, grupos e entidades em toda nação.

    Ass. de Comunicação

    Contatos com a imprensa: aldeiapi@uol.com.br

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/declaracao-dos-direitos-humanos-completa-60-anos-hoje/365068

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)