Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora pública defende ações voltadas para o povo cigano em audiência na ALMG

    há 5 anos

    Em atuação voltada para a defesa dos direitos fundamentais e dos interesses individuais e coletivos de grupos sociais como os ciganos, vulneráveis que merecem proteção especial do Estado, a defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) na quarta-feira (30/10).

    Na reunião, realizada pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG, com o objetivo de debater a violação dos direitos humanos do povo cigano, especialmente as dificuldades de acesso às políticas públicas municipais na localidade onde se encontram instalados, foram tratados temas como a regularização dos espaços onde vivem e a demarcação de territórios, acessos reivindicados também por representantes da comunidade presentes.

    “As leis já existem, só não são cumpridas. Isso porque a estrutura social garante privilégios a alguns e, em contrapartida, retira direitos de outras parcelas da população”, afirmou a defensora pública Ana Cláudia Storch ao chamar a atenção para a importância da efetividade das leis ao invés da defesa de sua criação.

    No encontro, Ana Cláudia destacou ainda a ligação da questão do território com o desconhecimento da trajetória do outro e citou a Lei Federal 13.465, de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, e a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Povos Indígenas e Tribais, como exemplos de leis que vêm sendo recusadas aos ciganos.

    A sessão também discutiu o Dia Cigano e alguns aspectos relacionados a essa parcela da população, como a concepção equivocada de considerar todos os integrantes dessa comunidade tradicional como nômades, na tentativa de naturalizar a desnecessidade da terra.

    Durante a audiência foram ainda cobradas providências do Ministério Público para que exija das prefeituras projetos de regularização dos terrenos dos ciganos.

    Fonte: Ascom/DPMG, com informações da ALMG (01/11/2019)

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-publica-defende-acoes-voltadas-para-o-povo-cigano-em-audiencia-na-almg/776041540

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)