Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora Pública participa de aula inaugural dos cursos de extensão de Horticultura Agroecológica e Eletricista Básico para presos do regime semiaberto

    Taquara (RS) – A Defensora Pública Ana Paula Dal Igna, da 3ª Defensoria Especializada em Execução Penal de Novo Hamburgo com atribuições no Presídio Estadual de Taquara, participou, na terça-feira, 5, da aula inaugural dos cursos de extensão de horticultura agroecológica e eletricista básico para presos do regime semiaberto da casa prisional, localizada no Vale do Paranhana.

    Conforme Ana Paula, serão 18 detentos cursando capacitação técnica oportunizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rolante e a Prefeitura Municipal de Rolante, como meio de garantir dignidade e superação do estigma gerado pelo encarceramento.

    “A educação fortalece a função ressocializadora da pena à medida que possibilita a qualificação profissional e pessoal do preso, facilitando-lhe a reinserção no mercado de trabalho em funções com exigências de conhecimentos especializados, oportunidade ímpar para a transformação de suas vidas”, aponta Dal Igna.

    A Assistente Social e Coordenadora de Assistência Estudantil do IFRS – Campus Rolante, Neila Sperotto, informa que a extensão horticultura agroecológica tem carga horária de 150 horas e trabalha sob a perspectiva sustentável, sem a utilização de agrotóxicos, com os partícipes aprendendo sobre manejo da terra, formas de fertilização, adubos orgânicos, dentre outros. Já o eletricista básico possuiu 40 horas aulas e tem viés focado na capacitação para prestação de serviços elétricos em residências.

    Segundo Neila Sperotto, nas aulas de horticultura os apenados produzirão na horta do presídio hortaliças e leguminosas para consumo próprio e, num segundo momento, farão doações para instituições e familiares e, adiante, destinarão à comercialização para geração de renda. Já nas aulas de eletricista, serão repassados conhecimentos técnicos e, no fim do curso, disponibilizada uma maleta de ferramentas para atuação profissional.







    Em ambos os cursos também haverá aprendizado sobre gestão objetivando à auto-organização dos presos a fim da preparação para a busca por oportunidades de trabalho em grupos cooperativos e como microempreendedor individual (MEI).

    O IFRS

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito com 17 campi no Estado, cuja proposta é promover a educação profissional e tecnológica e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.



    Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 98404-4502
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-publica-participa-de-aula-inaugural-dos-cursos-de-extensao-de-horticultura-agroecologica-e-eletricista-basico-para-presos-do-regime-semiaberto/496750997

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)