Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora Pública Tereza Joacy é homenageada pela Câmara Municipal do Recife pelos 50 anos de serviço público

    há 7 anos

    Reunião solene na Câmara Municipal do Recife prestou uma das mais celebradas homenagens àquelas que se tornaram protagonistas de importantes feitos e desafios; onde pessoas e comunidades foram abraçadas pelo rico trabalho de abnegação delas. Mulheres que desafiaram o machismo, o preconceito social, as condições estruturais, de localidade para fazer valer o brilhante desempenho de suas funções. Dentre as 33 mulheres escolhidas pela Vereadora Aline Mariano, a Defensoria Pública Tereza Joacy Gomes de Melo, foi uma das mais aplaudidas quando da citação do nome pela Mestre de Cerimonias, a Jornalista Éden Pereira. São 50 anos de serviço público prestados a população pernambucana.

    O Plenário e a Galeria da Casa de José Mariano, localizado na Rua Princesa Isabel, 410, no bairro da Boa Vista, manteve-se superlotado por familiares, colegas de profissão, amigos, imprensa e políticos. Dentre as áreas de atuação das homenageadas: economia e negócios, medicina e saúde, atividades jurídicas, comunicação, política, ação social, cultura e esportes. “Hoje é um dia de festa, mas também de reflexão sobre os problemas enfrentados no dia a dia pelas mulheres. Algumas são homenageadas, mas espero que todas se sintam representadas nesta homenagem, pois ela se estende a cada uma que está aqui presente e também àquelas anônimas que não estão em suas comunidades”, disse a vereadora.

    A secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, foi a primeira a discursar, representando todas as mulheres homenageadas. “Isso não é um evento simples ou simplório. Todas as vezes que as mulheres são convocadas ou reconhecidas, é preciso aplaudir essa iniciativa. Trata-se de um momento de visibilidade. Todas aqui presentes foram selecionadas com muito cuidado. É um mérito individual de cada uma, mas precisamos entender que estamos aqui, também, por uma questão histórica. Nossas conquistas vêm desde a Revolução Francesa, passando pelas sufragistas, feministas, empresárias que conquistaram seus espaços”, disse.

    A Defensora Pública Tereza Joacy disse emocionada, ao lado da filha Joyce de Melo, que essa foi umas das lembranças mais especiais que guardará e sempre estará se recordando. “Até agora, duas ihomenagens que me emocionou muito. A primeira, de uma prima minha chamada Lúcia. E, ocorreu no dia que eu realizava uma defesa no Tribunal do Júri. Ela contou a minha história como ninguém nunca contou. A homenagem de hoje, me tocou demais. Primeiro, por ter sido uma grande surpresa. A vereadora Aline Mariano é de Afogados da Ingazeira - município o qual também estudei e trabalhei e junto a tantas outras mulheres que admiro tanto e estão aqui juntas comigo. De modo, que dedico essa homenagem a todas as Defensoras Públicas e servidoras públicas de Pernambuco e peço a Deus que eu continue por muitos anos, ainda.

    COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA - A mesa foi composta pelo desembargador Eurico de Barros Correia Filho, representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro; a representante da Secretaria da Mulher do Recife, Niedja Guimarães e a vereadora Aline Mariano.

    Redação: Viviane Souza – Ascom / DPPE

    Fotos: @jhpaparazzo – Ascom / DPPE

    UMA VIDA DEDICADA AO SERVIÇO PÚBLICO - A Defensora Pública, Tereza Joacy Gomes de Melo, pernambucana natural de Tabira, Sertão do Pajeú, comemora 50 anos de serviço público, 35 deles dedicados à defesa dos economicamente pobres, na forma da Lei. Com brilhante atuação na Defensoria Pública de Pernambuco, respeitada por todos os operadores do Direito, tem se notabilizado pelo seu pulso forte e determinação no Tribunal do Júri e nas Audiências de Custódia. “Decerto, árdua é a missão do Defensor Público, frustrante, por vezes, pela precariedade de condições do assistido, para a obtenção dos meios de provas indicados à causa”, destacou fazendo uso das palavras do Ministro José Neri da Silveira, para enfatizar o papel da Instituição “tão necessária para a sociedade, principalmente, aquela de baixa renda”, frisou.

    ATUAÇÃO – A Defensora Pública Tereza Joacy Gomes de Melo graduou-se em Direito em 1978, pela Faculdade de Direito de Olinda. Antes de exercer o cargo de Defensora Pública foi professora de ensino médio do Estado. Trabalhou vários anos na Secretaria de Educação. Fez cursos de Extensão Universitária em Análise do Código de Processo Penal e em Criminologia. Atuou como Defensora Pública desde 1982, na antiga Assistência Judiciária, com exercício na 1ª Vara e 1º Tribunal do Júri da Capital e na Subdefensoria de Recursos Cíveis e Criminais durante vários anos na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Em 2008, foi nomeada Defensora Pública-Geral pelo governador Eduardo Campos, exercendo o cargo durante dois Biênios.

    RECONHECIMENTO -Segundo o Defensor Público-Geral, Manoel Jerônimo de Melo Neto, é um orgulho e honra para a Defensoria Pública do Estado ter em seu quadro a Defensora Pública Tereza Joacy. “Principalmente, pela sua história e luta em prol da Instituição e dos assistidos. Tenho admiração pela sua atuação no Tribunal do Júri. Parabéns pelos 50 anos de serviço público e aos dedicados à Instituição”.

    Para o Desembargador Bartolomeu Bueno, a Defensora Pública Tereza Joacy é extremamente dedicada à Defensoria Pública de Pernambuco no que se refere aos mais necessitados. “No Tribunal do Júri que é um trabalho árduo, principalmente, naqueles casos em que não há compreensão da sociedade, Joacy procura fazer a defesa justa. Parabenizo-a pelos 50 anos de serviço público prestado desde quando professora em Tabira ao da antiga Assistência Judiciária, hoje Defensoria Pública, lembrando que a amiga foi Defensora Pública-Geral, onde exerceu com muito zelo o cargo. Tereza Joacy é um orgulho para todo o Pajeú e o Estado de Pernambuco”, enfatizou.

    A Juíza Marylusia Feitosa também tece de elogios a Defensoria Pública. Tereza Joacy. "É é uma profissional que evidentemente sempre fez o que mais gosta na vida: defender a causa dos mais necessitados, fazendo-o da melhor forma possível e demonstrando sentir um imenso prazer no seu mister. Essa maravilhosa profissional, entendo eu, já iniciou sua carreira fazendo o que gosta e seguramente desde o inicio já estava apaixonada pela profissão que escolheu, colocando seu coração em cada júri que realizou nesses 50 anos de serviço público. Eu só tenho louvores para ela", reforçou.

    O Promotor de Justiça, André Rabelo, que atuou por inúmeras vezes no Tribunal do Júri com Tereza Joacy, enalteceu o seu trabalho, dizendo que Joacy é exemplar Defensora Pública. “Efetivamente não mede esforços no exercício no Tribunal do Júri. É extremamente dedicada ao trabalho na essência da palavra e uma brilhante profissional na defesa dos carentes do Estado. Parabéns pelos seus 50 anos de relevantes serviços prestados à população pernambucana”, destacou.

    HOMENAGEADAS JUNTO A DEFENSORA PÚBLICA TEREA JOACY –

    1 - Adriana Cristina Ramos - Empresária

    2 - Ana Claudia Brandão Barros Correia Ferraz - Juíza de Direito da 29º Vara Cìvel da Capital

    3 - Andréa Rodrigues de Carvalho - Bailarina e produtora cultural

    4 - Andreia Luiza – Cantora

    5 - Betânia Fernandes - Gerente de Articulação Intragovernamental

    6 - Bianka Carvalho – Jornalista

    7 - Bruna Siqueira – Jornalista

    8 - Carmen Lúcia Ferreira Cavalcanti Ayres - Empresária e diretora pedagógica geral do Colégio Saber Viver

    9 - Cristina Amaral - Cantora e compositora

    10 - Elizabete de Sousa Godinho - Secretária Executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SEDSDH) da Prefeitura do Recife.

    11 - Erilene Monteiro de Azevedo Braz - Gastrônoma e comendadora chef

    12 - Gleide Ângelo – Delegada

    13 - Guiong Lee Ribeiro da Silva - voluntária social no Hospital de Câncer - Programa Lenços do Amor

    14 - Izabela Mendes - Ouvidora geral do município

    15 - Jô Mazzarolo - Diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste

    16 - Karynna Spinelli - Cantora e compositora

    17 - Lúcia Helena Salgueiro - Capitã da Polícia Militar de Pernambuco

    18 - Maria Beliza Arruda Silva Andrade - Diretora pedagógica do Colégio Eminente

    19 - Marta Almeida - Movimento Negro dos Terreiros

    20 - Marta Eugênia Cavalcanti Lima - Gerente geral de articulação da Secretaria de mobilidade

    21 - Marta Moreira Reis - Agente administrativa da Prefeitura do Recife e produtora cultural

    22 - Martha Cristina do Nascimento Cantalice - Juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Olinda

    23 - Marylúsia Feitosa – Juíza titular da 2ª Vara de Violência Contra a Mulher do Recife

    24 - Michele Monteiro - Cantora, compositora e instrumentista

    25 - Mirella Martins - Colunista social

    26 - Nena Queiroga - Cantora e compositora

    27 - Patrícia Raposo - Editora chefe da Folha de Pernambuco

    28 - Roberta Araújo - Juíza federal do trabalho, titular da 14ª Vara do Trabalho do Recife.

    29 - Rosemary Peres Varea Guareschi - Empresária do grupo Julietto

    30 - Suzana de Lima Xavier - Farmacêutica, bioquímica

    31 - Tereza Joacy Gomes - Defensora Pública do Estado

    32 - Valderize Milanez Campos de Almeida - Ouvidora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

    33 – Yane Marques - Pentatleta e secretária executiva da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações271
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-publica-tereza-joacy-e-homenageada-pela-camara-municipal-do-recife-pelos-50-anos-de-servico-publico/451203258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)