Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria apura irregularidades em revistas íntimas nas Uneis da Capital

    A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul instaurou nesta quarta-feira (13) um Procedimento para Apuração Preliminar para investigar irregularidades quanto aos métodos empregados nos procedimentos de revista dos adolescentes internados e de seus familiares, inclusive crianças, em dias de visita nas Unidades de Educacionais de Internação (Uneis). O prazo para os resultados é de 45 dias.

    A investigação, proposta pelo defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, é em relação às quatro unidades de Campo Grande: Unei Masculina Dom Bosco, Unei Provisória Masculina Novo Caminho, Unei Feminina Estrela do Amanhã e Unei de Semiliberdade Masculina Tuiuiú.

    Segundo o defensor, a revista é necessária para comprovar que os visitantes não carregam objetos proibidos ou drogas, por exemplo.

    Defensor público Rodrigo Zoccal Rosa em entrevista sobre o PAP ao site de notícias Campo Grande News.

    “A revista é legal e muito necessária para segurança dos agentes e familiares, o que não pode acontecer é constrangimento. Há casos em que até recém-nascidos foram despidos na revista íntima. Precisam ser colocados equipamentos adequados, como detectores de metais e banquetas eletrônicas”, explicou.

    A revista vexatória fere os seguintes tratados internacionais: Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Declaração dos Direitos Humanos; Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes; Regras das Nações Unidas para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas não Privativas de Liberdade para Mulheres Infratoras (Regras de Bangkok); Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil (Diretrizes de Riad); Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça, da Infância e da Juventude (Regras de Beijing); Estatuto da Criança e do Adolescente; Constituição Federal e demais Tratados, Convenções Internacionais e legislação interna sobre o assunto.

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-apura-irregularidades-em-revistas-intimas-nas-uneis-da-capital/361119563

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)