Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria de Abaetetuba promove Ação Civil para implementar política pública dos Agentes Comunitários de Saúde

    há 14 anos

    No último dia 24 de maio, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Defensor Público Arthur Corrêa da Silva Neto, ajuizou Ação Civil Pública com o objetivo de garantir que o município de Abaetetuba implemente, de forma satisfatória, a política pública dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS.

    A ação foi motivada porque no município de Abaetetuba existem diversas áreas descobertas da atuação dos agentes comunitários de saúde, sendo que, segundo o Defensor, “há uma portaria do Ministro de Estado da Saúde que disponibiliza recurso financeiro para expansão da Política dos ACS’s, além de um concurso público vigente, com candidatos classificados aptos a preencher os 92 postos de trabalho previstos com recursos na portaria, mas com término de validade já no dia 02 de junho deste ano”.

    O Defensor lembrou que do concurso “todas as vagas foram preenchidas, restando ainda diversos candidatos que ficaram classificados fora do número das vagas”.

    Na jurisprudência pátria é cedido que o candidato aprovado dentro do número de vagas em concurso público tenha o direito líquido e certo à nomeação, isto de forma imediata após a homologação do concurso. Logo, os candidatos que fiquem fora das vagas disponibilizadas passam a se sujeitar a um critério de discricionariedade da Administração.Todavia, diz Arthur Neto, “esta é a regra e toda regra possui exceção, como na situação sob o exame”.

    Os recursos previstos na portaria do Ministério da Saúde decorrem de um estudo elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde, cujos membros procuraram a Defensoria Pública para que o caso pudesse ser analisado e se verificasse o que poderia ser feito.

    Administrativamente o Secretário Municipal de Saúde foi instado a efetivar a política pública com a efetivação das nomeações dos candidatos do concurso pendente, contudo a tentativa conciliatória não foi bem sucedida, alegando o representante do ente municipal “não haver recursos orçamentários para tal desiderato”.

    Segundo o relatório de uma comissão técnica do Conselho Municipal de Saúde: “As equipes de saúde da família tem como finalidade reordenar à atenção básica, promovendo o auto-cuidado das famílias e a prevenção de doenças, bem como a recuperação e a manutenção da saúde da população a níveis aceitáveis, proporcionando a melhoria na qualidade de vida dessa população, através de uma visão integral da família e da facilitação no acesso às informações e aos serviços básicos de saúde”.

    Na argumentação do Defensor Público, “com essas disposições fáticas, se demonstra a ocorrência do interesse difuso, pois a política do Agente Comunitário de Saúde atinge um número indeterminado de pessoas, principalmente se considerando um município como Abaetetuba, no qual o nível educacional da população está longe do desejável, que é a atividade desses profissionais se desenvolverem, prioritariamente, no âmbito da prevenção”. E alertou ele: “Estes agentes fazem refletir sua atuação em setores como saúde e meio ambiente, áreas essencialmente de alcance ilimitado.

    Então, visando garantir a política pública preventiva efetivada pelos ACS’s e que por via oblíqua atingirá os candidatos classificados no concurso, que alcançam o quantitativo de 92 (noventa e dois), foi requerido em sede de liminar o sobrestamento do término do prazo de validade no concurso, e no mérito, a implementação da política dos ACS’s, que se dará com a nomeação dos candidatos classificados no certame.

    • Publicações4185
    • Seguidores68
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-de-abaetetuba-promove-acao-civil-para-implementar-politica-publica-dos-agentes-comunitarios-de-saude/2212530

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)