Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria de Minas Gerais integra, como ‘amicus curiae’ recurso no STF sobre revista vexatória

    há 6 anos

    O Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas nos Tribunais Superiores (GAETS), por meio da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), ingressou como amicus curiae em agravo em recurso extraordinário em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). O recurso questiona se a revista vexatória para ingresso em estabelecimento prisional ofende o princípio da dignidade da pessoa humana e proteção constitucional ao direito à intimidade, honra e imagem das pessoas. O agravo é de autoria do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

    As dez Defensorias que integram o GAETS (DPMG, DPPE, DPRJ, DPCE, DPSP, DPTO, DPBA, DPES, DPDF e DPRS) ingressaram em peticionamento conjunto, apresentando documentos para auxiliar no esclarecimento da matéria.

    Com essa finalidade e para provar que ainda existe revista vexatória em Minas Gerais, o Núcleo de Atuação junto aos Tribunais Superiores da DPMG elaborou um questionário para detectar se familiares de detentos têm sido submetidos a exame íntimo agressivo ou abusivo, em visitas em unidades prisionais em todo o estado.

    Além de compor o recurso no STF, o formulário possibilitará à Defensoria Pública de Minas Gerais ter ciência efetiva das condições dos apenados.

    O questionário foi elaborado nos termos do que o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária entende por revista vexatória, conforme sua Resolução nº 5 de 2014.

    Clique aqui para ler o questionário.

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-de-minas-gerais-integra-como-amicus-curiae-recurso-no-stf-sobre-revista-vexatoria/620159214

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)