Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria do Pará recebe jurista da ONU Edmundo Oliveira

    há 12 anos

    Com objetivo de firmar parceria com a Organização das Nações Unidas - ONU em um programa de assistência a vítimas, a Defensoria Pública do Estado do Pará, recebeu na manhã do último dia 16 de fevereiro, a ilustre visita do Consultor da ONU, Edmundo Oliveira, que trabalha na área de prevenção do crime, além de atuar no campo de apresentação de projetos para controlar a criminalidade, tratar melhor os que estão em conflito com a lei e promover o bem-estar social de países membros da ONU.

    Edmundo Oliveira afirmou que a Defensoria Pública do Estado precisa pensar, no sentido de que, na estrutura interna possa ser criado um programa de assistência às vítimas. Para Oliveira, certamente este programa teria todo um destaque e seria, visto que o Banco Mundial criou um programa de assistência financeira para os países que desenvolvem as melhores práticas de assistência às vítimas do mundo.

    Como paraense, sempre que venho a Belém, procuro observar de que maneira estão se empreendendo projetos em benefício da cidadania e como posso prestar um pouco de colaboração para que eles sejam aprimorados e aperfeiçoados. Ficaria muito contente se constasse no organograma da estrutura da Defensoria do Pará um programa específico de assistência às vítimas, não só as do crime, mas às vítimas em geral, aquelas da própria da sociedade, isto é, as vítimas coletivas, declarou Edmundo Oliveira.

    Para o Defensor Público Geral do Estado, Antônio Roberto Cardoso, a Defensoria do Pará se sente muito honrada com a visita ilustre de Edmundo Oliveira, cujo profissional é conhecido por seu trabalho, respeitado e admirado pela sociedade. Na ocasião, Cardoso enfatizou que a Defensoria Pública do Estado irá compactuar com a ONU em relação a esta maior atuação e atenção no que diz respeito às vítimas.

    Percebemos claramente que há uma sensação de desamparo, seja na questão da assistência jurídica, na questão material, psicológica e, acima de tudo, social. Portanto, temos uma visão em comum e vamos apostar nisso. Esta parceria entre a Defensoria do Pará e a ONU juntamente com a intervenção de Edmundo Oliveira, irá acontecer de fato e ela dará grandes frutos, destacou o Defensor Público Geral do Estado, Antônio Roberto Cardoso.

    De acordo com o Consultor da ONU, Edmundo Oliveira, atualmente quando se fala em vítimas, também é preciso se falar em vítima individual, vítima familiar e vítima coletiva, ou seja, onde toda uma comunidade é vítima de uma determinada ação de um Governo, ou ainda, de uma entidade particular, que traga prejuízo para a vida daquela determinada coletividade.

    Quando o embrião da Defensoria Pública do Pará foi criado há anos no Estado, comecei a minha vida como servidor dentro do Órgão. Porém tive que sair da Instituição quando fui trabalhar no exterior. Agora que vim a Belém, fiz esta visita ao Defensor Geral, Antônio Roberto Cardoso e percebi que esta proposta de se criar na Instituição um programa de assistência a vítimas trará bons frutos futuramente, finalizou Edmundo Oliveira.

    Matéria: Kelly Beltrão.

    Fotos: Kim Figueiredo.

    • Publicações4185
    • Seguidores68
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações740
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-do-para-recebe-jurista-da-onu-edmundo-oliveira/3058254

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)