Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria garante medicamento para portadores de esclerose múltipla

    há 14 anos

    Wesllen Rodrigues tem apenas 16 anos e é portador de esclerose múltipla. Preocupado com a falta do medicamento "Rebif", utilizado para minimizar os sintomas da doença, ele procurou o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública para ajudar em sua situação. Há seis meses, o remédio não era encontrado no Hospital Manoel Victorino, único ponto de distribuição da substância em Salvador.

    Motivado pela denúncia, a Especializada em Direitos Humanos encaminhou ofícios ao hospital e à diretoria farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, solicitando informações e recomendando providências. Como resposta, obteve a regularização do fornecimento do remédio, que recomeçou na semana passada.

    "Graças à atuação da Defensoria, tenho agora um problema a menos com que me preocupar. Ser portador desta doença já é complicado e ter que lutar para conseguir um medicamento torna tudo ainda mais doloroso, pois são poucas as pessoas que têm condições de pagar 6000 reais para adquirir este remédio" , desabafa Wesllen.

    De acordo com o defensor Marcelo Rodrigues, "uma intervenção como esta apresenta grande relevância, pois trata de violação de direitos fundamentais de grupos socialmente vulneráveis. Além disso, promove a solução extrajudicial de conflitos", pontua.

    A esclerose múltipla ataca o sistema nervoso central, uma vez que o sistema imunológico do portador da doença não reconhece a mielina - espécie de capa protetora dos nervos - como parte do organismo. Quando a mielina é atacada, o nervo que estava sendo coberto perde a função. O paciente de esclerose múltipla pode sofrer com a perda da visão, de equilíbrio e da agilidade na locomoção, por exemplo. A doença se manifesta por meio de surtos dos quais as pessoas podem se recuperar total ou parcialmente (o que é mais comum). Os indivíduos acometidos pela esclerose são, na maioria, os jovens. Os portadores já nascem geneticamente pré-dispostos a desenvolver a doença, que não tem cura. Caso faça o acompanhamento médico e o uso correto da medicação, o paciente pode levar uma vida normal.

    • Publicações2033
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-garante-medicamento-para-portadores-de-esclerose-multipla/2303099

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)