Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria garante nomeação de aprovada em concurso que perdeu prazo para posse

    há 10 anos

    A Defensora Pública Graciela Faria interpôs recurso de agravo regimental, acatado pelo Desembargador José Zuquim, contra o Estado de Mato Grosso e em favor de L.C.M., aprovada em concurso público e convocada para assumir o cargo de Apoio Administrativo Educacional - Nutrição. A liminar havia sido negada pela Desembargadora Serly Marcondes.

    A convocação para posse ocorreu três anos após o concurso e a assistida, que passava por tratamento médico, não tomou conhecimento da publicação no Diário Oficial, perdendo a vaga.

    Conforme a Defensora Pública, a nomeação publicada exclusivamente em Diário Oficial é insuficiente para dar efetividade à convocação de candidatos nomeados, devendo valer-se de outros meios, tais como ampla divulgação em jornais de grande divulgação e o envio de correspondência.

    "A nomeação da assistida se deu após 3 anos da homologação do resultado do certame, sendo que não se afigura razoável submeter o candidato a uma verificação constante por todo esse tempo do Diário Oficial para ver se foi convocado", assegura Graciela.

    Para o relator, Desembargador José Zuquim, "analisando detidamente as razões da agravante, em sede de juízo de retratação, evidencia-se que são relevantes os argumentos tecidos pela impetrante nos autos do Mandado de Segurança sub examine, o que me leva a concluir, neste momento processual, pela reconsideração da decisão liminar indeferida pela Desembargadora Serly Marcondes Alves, Relatora em Substituição Legal".

    Ainda segundo o magistrado, os concursos públicos, como todo ato administrativo, devem ser regidos pelas normas gerais que norteiam a administração pública. Entre elas, encontram-se os princípios gerais trazidos pela Constituição Federal no seu artigo 37, dentre os quais está inserido o princípio da publicidade.

    "Outrossim, assiste razão à agravante, quando sustenta que fere o princípio da razoabilidade, exigir que o candidato leia, diariamente, o Diário Oficial, à procura da publicação da nomeação. É imperioso que se dê publicidade nos jornais de grande circulação – instrumento mais acessível e popular, ou que seja o candidato cientificado, em seu endereço, sobretudo considerando a data da homologação do certame e a da convocação, no caso, 30/06/2010 e 05/09/2013, respectivamente".

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-garante-nomeacao-de-aprovada-em-concurso-que-perdeu-prazo-para-posse/121520762

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)