Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria garante pensão por morte para mãe e filha na Bahia

    há 9 anos

    Salvador – Após atuação da Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia, a Justiça Federal acolheu pedido de liminar e garantiu, cinco dias após o ajuizamento da ação, o direito à pensão por morte para J.C.M.S., 43 anos, e sua filha, T.S.S., 20 anos. O juiz federal Dirley da Cunha Jr., da 5ª Vara Federal, condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a efetivar o benefício em favor das dependentes no prazo de 10 dias.

    J.C.M. convivia com M.B.S. desde 1991 e a união foi formalizada em 2009. Da relação, nasceu T.S.S. Em novembro de 2012, M.B.S., que mantinha o sustento da família com a atividade de pintor, foi assassinado. Sem renda, as duas requereram o benefício, entretanto, o pedido foi negado para ambas, em 2014 e em 2015, sob o argumento de que o falecido havia perdido a qualidade de segurado à época do óbito.

    De acordo com o defensor federal Carlos Maia, um mês antes de falecer M.B.S. começou a prestar serviços de pintura em uma gráfica. Na ação, o defensor apresentou ainda documentos comprobatórios de que a companheira recebeu, no ano passado, parcelas indenizatórias a que o marido tinha direito, após acordo em audiência trabalhista.

    “O falecido detinha a qualidade de segurado na ocasião do óbito, pois, quando do infortúnio, ostentava vínculo empregatício iniciado em 24.10.2012”, afirmou o defensor. De acordo com o magistrado, os documentos apresentados fazem prova material, “cabendo ao INSS, após a notificação do comando judicial proferida pela Justiça Obreira, fiscalizar se houve ou não o recolhimento das prestações oriundas da condenação transitada em julgado”.

    RGD/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4490
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-garante-pensao-por-morte-para-mae-e-filha-na-bahia/237467988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)