Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria interpõe ação civil pública contra cobrança de honorários abusivos em ações previdenciárias

    há 8 anos

    O Núcleo da Defensoria Pública de Alto Araguaia ajuizou ação civil pública em face de advogados que exigem, em detrimento de idosos, honorários abusivos em pelo menos 75 ações previdenciárias em trâmite na Comarca. No entendimento do autor, além das próprias regras estabelecidas pela OAB em seu Código de Ética e Disciplina, os contratos firmados pelos advogados ferem o Estatuto do Idoso e o Código do Processo Civil, especialmente o Princípio da Boa-Fé.

    “É de ressaltar que as ações previdenciárias são de reduzida complexidade e em sua maioria iniciadas por meio de ‘petições modelo’, não havendo a necessidade de se cobrar honorários acima dos limites estabelecidos pela legislação. De acordo com o artigo 38 do Código de Ética, o valor dos honorários advocatícios, somados os contratuais e os sucumbenciais, não podem ser superiores ao que a parte irá receber em razão do processo”, diz trecho da ação.

    Dessa forma, a Defensoria pede a declaração de abusividade das cláusulas contratuais abusivas, a suspensão da eficácia das cláusulas dos contratos de honorários formados pelos demandados e dos poderes de receber e dar quitação, constantes das procurações celebradas, expedição de alvarás para recebimento dos benefícios previdenciários em atraso e recebimento diretamente em nome dos idosos, a obrigação de celebrar contratos por escrito e de não celebrar contratos com inserção de cláusulas abusivas, dentre outros.

    Ao final da ação, a Instituição requer ainda que todos os contratos assinados pelos advogados sejam revisados, bem como o percentual a ser recebido pelos advogados, já inclusos na remuneração os honorários de sucumbência, aqueles a que tem direito o advogado do vencedor da causa e que são pagos pela parte vencida. Além disso, solicita que sejam calculados e devolvidos às vítimas os valores cobrados a mais.

    Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações220
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-interpoe-acao-civil-publica-contra-cobranca-de-honorarios-abusivos-em-acoes-previdenciarias/374829738

    Informações relacionadas

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Honorários Advocatícios: quais os limites?

    Ivan Pegoraro, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Honorários advocatícios de 50% são legais?

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [MODELO] Petição para Habilitação de Herdeiro em Inventário Judicial

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Rec em Sentido Estrito: XXXXX40024794001 MG

    Modeloshá 3 anos

    Modelo de resposta à acusação genérica c/c pedido de aplicação do acordo de não persecução penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)