Defensoria Pública alerta consumidor sobre início de nova operação bancária
As operações de Débito Direto Autorizado (DDA) tiveram início nessa segunda-feira (19) em todo o País. O serviço eletrônico de apresentação de boletos, que facilita o controle de contas a pagar, foi criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Defensor Público Guilherme Cambraia de Oliveira, do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul orienta o consumidor que o novo serviço é facultativo e não permite o pagamento de tributos e serviços públicos, como água, luz, telefone e gás. É necessário que o consumidor peça a adesão diretamente ao banco. Assim o boleto será gerado eletronicamente e ficará disponível no terminal de auto-atendimento, internet e por telefone. Porém para pagar será necessário fazer um comando de autorização, pois o DDA não é débito automático, afirma o Defensor Público. Poderão ser pagos eletronicamente mensalidade escolar, prestação de veículo, cartão de crédito e taxas, como por exemplo, relativas a condomínio. Além do consumidor as empresas também devem aderir ao sistema, para que o boleto seja disponibilizado eletronicamente. O consumidor deve ter cuidado, pois existem pessoas interessadas em obter dados bancários com esse novo sistema para praticar fraudes e golpes, explica Guilherme Cambraia. A estimativa é de que atualmente sejam emitidos 3 bilhões de boletos bancários por ano, que com o início do DDA deverá ter redução de 50% nos próximos cinco anos.
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