Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de Cachoeira do Sul atua em prol de grupo de transsexuais

    Cachoeira do Sul (RS) – A Defensoria Pública de Cachoeira do Sul tem promovido ações em prol dos direitos humanos. No dia 9 de novembro, a transsexual e ativista Suelen Moraes, representando um grupo de outras 15 transsexuais, procurou ajuda na Defensoria Pública do município a fim de tratar sobre alteração de nomes de batismo na certidão de nascimento. Hoje, o uso do nome escolhido é permitido por lei apenas na carteira de identidade social. Um fato apontado pelo grupo para requerer o uso do nome escolhidoé o constrangimento gerado ao cotidiano das pessoas transsexuais ao precisar apresentar o CPF no momento de abrir uma conta em banco, por exemplo.

    Os Defensores Públicos de Cachoeira do Sul, Lucianne Barreto Bortowski e Renato Muñhoz de Oliveira Santos, que exercem atuação nos casos, avaliam que, para cada situação de retificação de certidão de nascimento, será aberto um processo. A ação não será coletiva e os julgamentos caberão à Diretora do Fórum de Cachoeira do Sul, Juíza Rosuíta Maahs. A Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Direitos Humanos (NUDDH), Alessandra Quines Cruz, sediada em Porto Alegre, também participou da reunião e realizará os procedimentos necessários para agilizar o processo, bem como o ingresso de ações das assistidas, contando com o apoio do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do SUL (DPERS).

    O grupo ainda conta com o apoio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Também participou do encontro a servidora da DPERS Luana Iserhard.

    Texto: João Vitor e Nicole Carvalho
    Defensoria Público do Estado do Rio Grande do Sul
    (51) 3210-9400 / (51) 8404-4502
    http://www.defensoria.rs.gov.br
    Twitter: @_defensoriaRS
    facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações580
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-cachoeira-do-sul-atua-em-prol-de-grupo-de-transsexuais/260412386

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Agravo de Instrumento ( CPC ): AI XXXXX-24.2019.8.09.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)