Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de Minas Gerais inaugura Escritório de Representação em Brasília

    há 7 anos

    Com instalações compartilhadas com a Defensoria Pública da Bahia, o núcleo acompanhará as ações e recursos oriundos das Instituições e que são dirigidos aos Tribunais Superiores

    A Defensoria Pública de Minas Gerais e a Defensoria Pública da Bahia inauguraram, no dia 30 de agosto (quarta-feira), o Escritório de Representação junto aos Tribunais Superiores, em Brasília. Durante a solenidade foi lançado, também, pelos Correios, o selo comemorativo, alusivo à data.

    Conduzida pelos defensores públicos-gerais de Minas Gerais e Bahia, Christiane Neves Procópio Malard e Clériston Cavalcante de Macedo, a cerimônia de inauguração contou com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    As instalações, que são compartilhadas pelas duas Defensorias Públicas, permitirão a atuação estratégica das Instituições, com divisão dos custos e troca de experiências; possibilitando, aos defensores públicos de Minas Gerais e Bahia, o acompanhamento das ações e recursos dos litigantes, desde a ação inicial até o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, ampliando assim, o acesso à Justiça para as populações mineira e baiana.

    A representação mineira contará com a atuação dos defensores públicos Péricles Batista da Silva (coordenador) e Adail Martins e a representação baiana, os defensores públicos Hélia Barbosa e Raul Palmeira.

    O dispositivo foi composto, ainda, pelas seguintes autoridades: defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz; presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Igor Roberto Albuquerque Roque; presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Antônio Maffezoli; presidente e o superintendente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Brasília, Henrique Dourado e Rogério Curado, respectivamente; chefes dos escritórios de representação dos governos de Minas Gerais e da Bahia, Rebeca de Souza Leão Albuquerque, representando o governador Fernando Pimentel e Guilherme Menezes de Andrade, representando o governador Rui Costa; deputado estadual pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Isauro Calais; conselheira e vice-presidente da Fundação de Assistência Judiciária da OAB/DF, Fernanda Pereira; defensora pública e subsecretária de Humanização do Atendimento da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais, Emília Castilho, representando o secretário, Francisco Kupidlowski; defensor público e membro do Conselho Superior da DPMG, Fernando Orlan Pires Resende; chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, ten. cel. Westerson Guimarães Pinto; e corregedora-adjunta da Defensoria Pública da Bahia, Larissa Guanaes.

    Presentes, ainda, os defensores públicos-gerais dos estados do Rio de Janeiro, André Castro; Tocantins, Marlon Amorim e do Paraná, Sérgio Parigot de Souza; o subdefensor público-federal, Edson Rodrigues Marques; a vice-presidente da Anadep, Thaísa Oliveira; os defensores públicos em atuação nas representações das Defensorias Públicas dos estados de São Paulo, Marília Ibitinga e Rafael Ramia Muneratti; Espírito Santo, Tiago Peloni; Rio Grande do Sul, Rafael Rafaele; e Tocantins, Leilamar Maurílio de Oliveira; os defensores públicos federais, Giovana Scatolino Silva e Gilmar Menezes; os defensores públicos estaduais, Gério Patrocínio Soares, de Minas Gerais e Mônica Aragão, da Bahia; além de outras autoridades dos estados de Minas Gerais e Bahia e federais.

    Leia a matéria completa e galeria de fotos, na edição de sexta-feira (01/09).

    DPMG na mídia

    A 2ª edição do dia 30 do Jornal da Justiça, telejornal diário da TV Justiça, emissora pública de caráter institucional administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), veiculou duas matérias sobre a Defensoria Pública de Minas Gerais.

    O telejornal contou com a participação da defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, que concedeu entrevista sobre a atuação extrajudicial da DPMG e falou sobre a instalação do escritório de representação junto aos Tribunais Superiores.

    Clique aqui para ver.

    Foi entrevistado, ainda, o defensor público e membro do Conselho Superior, Fernando Orlan Pires Resende, que forneceu informações sobre o “Direito a Ter Pai”, mutirão de paternidade promovido anualmente pela Defensoria Pública mineira.

    Clique aqui para ver.

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-minas-gerais-inaugura-escritorio-de-representacao-em-brasilia/494217483

    Informações relacionadas

    Victor Manfredi, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Audiência Inicial e Saneamento do Processo

    Denúncia - TJSP - Ação Roubo - Inquérito Policial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)