Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de Minas Gerais sedia a XII reunião ordinária do Condege

    há 9 anos

    A Defensoria Pública do Estado de Minas sediou a XII reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizada no dia 30 de novembro, em Belo Horizonte. O encontro, que aconteceu no Quartel do Comando Geral de Polícia Militar, na Praça da Liberdade, contou com a participação de representantes de 15 defensorias estaduais e da Defensoria Pública da União.

    Presentes também na abertura da reunião o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Wagner Geraldo Ramalho Lima; o corregedor-geral da DPMG e presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG-DPE/DF/DPU), Ricardo Sales Cordeiro; os assessores Institucionais, Diana de Lima Prata Camargos e Nikolas S. Macedo Katopodis; o presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso; o diretor de Articulação da Anadep, Heitor Baldez, representando o presidente da Associação; o subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Rômulo Ferraz, representando o governador do Estado, Fernando Pimentel; a coronel Cláudia Romualdo, representando o comandante-geral da PMMG, cel. Marco Antônio Badaró Bianchini; e o chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel. PM Westerson Guimarães Pinto.

    A reunião foi aberta pelo defensor público-geral do Pará e presidente do Condege, Luiz Carlos de Aguiar Portela, que agradeceu a “excepcional acolhida” e a presença de todos. Ao cumprimentar o subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Rômulo Ferraz, Luiz Carlos Portela registrou a gratidão do Condege, em nome da DPMG, pelo apoio dispensado pelo Governo Estadual, à Defensoria de Minas, que, na sua avaliação, tem se destacado no cenário nacional, “graças ao apoio do Estado e ao trabalho incansável da defensora-geral, Christiane Malard”. Portela agradeceu a parceria da PM, com a disponibilização do espaço para a realização do encontro, e destacou o apoio das entidades associativas, “que têm se mostrado fundamentais para o fortalecimento da instituição e da carreira”.

    Em nome do governador de Minas Gerais, o subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Rômulo Ferraz, saudou os presentes e enfatizou o compromisso já externado por Fernando Pimentel, “no sentido de implementar todos os ditames da Emenda Constitucional 80 em Minas Gerais, no que depender do Poder Executivo e da articulação entre os Poderes, sobretudo o Legislativo”. Rômulo Ferraz afirmou que o processo de evolução da Defensoria Pública mineira é irreversível e inexorável. “Em um país que tem demandas sociais tão grandes como o nosso, a participação da Defensoria é fundamental, especialmente em comunidades com baixo índice IDH, a presença do defensor público é essencial na garantia, aos cidadãos, ao acesso dos direitos inerentes à cidadania plena”, declarou.

    O subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Rômulo Ferraz, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel

    Iniciados os trabalhos da XII reunião ordinária, os defensores-gerais, subdefensores e assessores presentes discutiram, entre outros assuntos, sobre o memorando de entendimento do Condege e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) e sobre a proposta formulada pelas Defensorias Públicas de Rondônia e Distrito Federal que diz respeito à Emenda Constitucional para criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública.

    Presente no encontro, o professor e reitor da Universidade de Roma Tor Vergata, Federico Penna, explanou sobre a possibilidade de formação acadêmica complementar internacional em Direitos Humanos para defensores públicos na universidade, onde se propõe um estudo comparado do sistema de justiça europeu e latino-americano.

    Outro tema discutido, que envolve o projeto “Defensoria no Cárcere”, foi a atuação da Defensoria Pública nas inspeções em estabelecimentos penais, no atendimento das pessoas presas e no atendimento às pessoas presas provisoriamente.

    Na parte da tarde, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Malard, fez uma singela homenagem aos defensores públicos-gerais que estão deixando o cargo, presenteando-os com uma árvore ornamental de pedras e cristal, peça de artesanato típica de Minas. Christiane Malard falou sobre o simbolismo de vida, evolução, longevidade e boa sorte atribuído por diversas culturas à árvore. A homenagem foi entregue pela defensora-geral de Minas Gerais e pelo presidente do Condege e DPG do Pará, Luiz Carlos Portela, aos defensores-gerais Andréa Maria Alves Coelho (CE), Jeanne Karenina Santiago Bezerra (RN), Nilton Leonel Arnecke Maria (RS), José Ricardo Viera Trindade (AM) e Stélio Dener de Souza Cruz (RR), além do defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova. Os defensores-gerais agradeceram a homenagem, ressaltaram o aprendizado conquistado com a convivência mútua e reforçaram o sentimento de amizade e companheirismo entre os membros do Condege.

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-minas-gerais-sedia-a-xii-reuniao-ordinaria-do-condege/265346315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)