Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública doa computadores ao Presídio Central

    Porto Alegre (RS) – Nesta segunda-feira, 16 de novembro, em uma solenidade realizada pela Brigada Militar que reuniu autoridades e convidados, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS), representada pela Defensora Pública Assessora Administrativa Fabiane Lontra doou, oficialmente, 10 computadores ao Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) a fim de auxiliar na inclusão social dos apenados. O SENAC também será parceiro e utilizará os computadores para ministrar aulas que servirão como estímulo à preparação para o mercado de trabalho. Durante a ocasião, outras instituições e empresas também realizaram doações visando ao aprimoramento dos trabalhos realizados no PCPA.

    A Defensora elogiou o trabalho desenvolvido pela nova gestão e pelo Tenente Coronel Barbosa e se colocou novamente à disposição para futuras parcerias. “O senhor, Tenente Coronel, é criativo porque, na medida em que recebe um não, o senhor não fica sentado em sua mesa, não se conforma com a situação, mas, sim, vai à campo, procura ajuda da Defensoria, de entidades privadas, entre outras. Desejo meus sinceros parabéns. A Defensoria Pública não veio aqui hoje receber muito obrigada pela doação que fizemos, mas viemos nos colocar à disposição a esse presídio para que sempre possam contar conosco e também com representantes do Sistema de Justiça, para que todos que tenham interesse possam contribuir. O senhor e a sua equipe fazem a diferença. Meus parabéns”, destacou a Defensora.

    No evento, o Diretor do PCPA, Tenente Coronel Marcelo Barbosa, anunciou as revitalizações no Presídio e afirmou a ampliação do atendimento a apenados. O laboratório do PCPA, referência em tratamento de tuberculose, recebeu espaço adequado para atender cerca de 5.600 apenados por mês e recebeu como doação do Tribunal de Justiça um automóvel. Com a verba destinada pela Vara de Execuções e Penas de Medidas Alternativas (Vepma), foi ampliada a farmácia e a sala do consultório médico.

    Além da informática, foram ampliadas as aulas do Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos (NEEJA), valorizando o ensino aos presos, que também podem dispor de biblioteca mais espaçosa. A Federação Gaúcha de Futebol participou do programa de melhorias, doando bolas de futebol, e a empresa Stihl participou com equipamentos de limpeza e manutenção.

    Uma visita guiada pelas alas reformadas do Presídio Central foi conduzida pelo Diretor do PCPA e integrantes da Brigada Militar aos convidados após a solenidade. Dentre as visitas, pôde-se conhecer a nova Central de Videomonitoramento do PCPA, composta por 25 câmeras espalhadas em locais estrategicamente posicionados no local, a fim de prever ações criminosas que interferem dentro do cárcere e fora do PCPA.

    Participaram do evento representantes do Tribunal de Justiça, Direção do PCPA, militares, profissionais da Saúde estadual e municipal, funcionários do Hospital Vila Nova, entidades privadas e servidores da Susepe.

    Texto: Nicole Carvalho com informações da SUSEPE
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 8404-4502
    http://www.defensoria.rs.gov.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-doa-computadores-ao-presidio-central/257464505

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)