Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública firma TAC e Três Lagoas vai modificar plano de cargos e carreiras de servidores

    A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura de Três Lagoas para alteração do Plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do município, localizado a 310 quilômetros de Campo Grande.

    O Termo é um importante passo para dar um ponto final a um impasse entre a Prefeitura e os servidores. Em 2000, uma lei municipal criou os cargos de “técnico em higiene dental e auxiliar de cirurgião dentista”, mas em 2011, o município resolveu revogar esta lei e instituir uma nova norma, que modificou o plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores.

    O novo plano altera a nomenclatura de alguns cargos, como a de técnico em higiene dental e auxiliar de cirurgião dentista, que passaram a ser técnico em higiene bucal e auxiliar em saúde bucal.

    A nova lei majorou também o salário para R$ 1.500, valor acima da remuneração salarial dos servidores que atuam na mesma área, porém com nomenclatura de cargo diferente.

    O problema é que a Secretaria Municipal de Recursos Humanos não atualizou os cargos dos servidores concursados antes da entrada em vigor da referida norma, utilizando, ainda, a nomenclatura extinta e a nova.

    Para o Defensor Público Olavo Colli Júnior, os técnicos e auxiliares em saúde bucal, concursados antes da mudança do plano que regra os servidores municipais, não contemplados com aumento de salarial, estão a sofrer prejuízo financeiro.

    “Considerando os princípios regentes da Administração Pública, tipificados no art. 37 da Constituição Federal, bem como o princípio da isonomia, compete ao Município de Três Lagoas garantir aos seus servidores públicos os mesmos vencimentos com lastro nas atribuições contidas no plano de carreiras”, disse.

    O Defensor explicou que “a Defensoria Pública tem como dever atuar na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais homogêneos das pessoas vulneráveis e por isso firmou junto à Prefeitura um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”.

    No Termo, a Prefeitura assume o compromisso de:

    • Regularizar, pelo meio legal adequado junto à Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a partir do dia 1 de janeiro de 2016, a ficha funcional dos servidores públicos concursados antes da mudança do plano de carreiras.
    • Elaborar cálculo por servidor público não contemplado com o aumento do vencimento dos auxiliares e técnicos em saúde bucal, incluindo 13º salário, e reflexos, acrescidos de juros moratórios parcelado em 10 prestações, com inicio em 01 de fevereiro de 2016.
    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-firma-tac-e-tres-lagoas-vai-modificar-plano-de-cargos-e-carreiras-de-servidores/258062219

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)