Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública lançará cartilha sobre direitos das pessoas com deficiência

    há 13 anos

    Consciente de seu papel na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a Defensoria Pública do Estado do Pará estará lançando nesta quinta-feira (19/05), no Centur, durante a mega ação de cidadania, a cartilha com o tema Conhecendo os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    A cartilha, elaborada pelo Defensor Público Arthur Corrêa da Silva Neto e pela Pedagoga da Defensoria Pública Odalina Emiko Aoki Alves tem como finalidade divulgar os direitos conquistados pelos deficientes no decorrer dos anos, promovendo assim a busca pelos seus titulares. Desse modo, tem como público-alvo os deficientes e a sociedade em geral.

    De acordo com o Defensor Público de 2ª Entrância e Coordenador do 4º Núcleo Regional da Defensoria Pública do Pará, Arthur Corrêa Neto, a cartilha é importante para apoderar as pessoas com deficiência dos seus direitos, para que possam exigi-los dos entes federativos, seja a União; os Estados; o Distrito Federal e os municípios, a sua efetivação.

    O objetivo da cartilha é divulgar os direitos das pessoas com deficiência, para que elas possam de posse do conhecimento dos seus direitos pleiteá-los, resguardá-los, perante aos órgãos competentes, ressaltou o elaborador da cartilha.

    Dentre os temas abordados na cartilha estão o significado de deficiência e suas categorias; o direito ao atendimento preferencial; o direito à saúde; os direitos dos deficientes com relação aos planos de saúde; o direito à educação, este no que tange a educação inclusiva nos níveis fundamental e médio, bem como ao direito à educação no âmbito do ensino superior; o direito ao trabalho e a profissionalização; o direito a reserva de vagas em cargos e empregos públicos e na iniciativa privada; o direito à assistência social, especificando nuances do direito ao recebimento de um benefício no valor de um salário mínimo, por meio do chamado Benefício de Prestação Continuada BPC; o direito aos transportes coletivos; o direito à isenção de impostos; o significado do conceito de acessibilidade e os diplomas normativos que devem garantir os direitos das pessoas com deficiência.

    A cartilha contempla ainda a atuação da Defensoria Pública do Pará na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, por meio do Projeto A Atuação Multisetorial da Defensoria Pública para a implementação do acesso a ordem jurídica justa voltada às pessoas com deficiência, que já está sendo desenvolvido e expandido para as demais Defensorias Públicas do Estado.

    A elaboração da cartilha foi fundamentada na Constituição Federal de 1988; em Tratados e Convenções Internacionais; em Leis Federais; e em Decretos Federais que garantem os direitos das pessoas com deficiência.

    Clique no link e confira o conteúdo da cartilha Conhecendo os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações471
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-lancara-cartilha-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/2690679

    Informações relacionadas

    Marciano Emigdio Francisco, Assistente Social
    Artigoshá 5 anos

    Restrições de acesso ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na esfera administrativa e judicial: "miserabilidade" inconstitucional?

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 10 anos

    Ação judicial sobre concessão de benefício deve ser precedida de requerimento ao INSS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)