Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública obtém habeas corpus em favor de integrante do Movimento dos Trabalhadores

    Crime aconteceu no mês de junho de 2001

    há 10 anos
    O Tribunal de Justiça concedeu, na última quarta-feira, resposta positiva ao pedido de habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas em favor da assistida e integrante do Movimento dos Trabalhadores Ivandeje Maria de Souza, que havia sido apenada em vinte e quatro anos de reclusão e, após pedido da Defensoria Pública, teve sua pena reduzida para seis anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, e um ano e seis meses de detenção, em regime aberto.

    Conforme o defensor público do Núcleo de Segunda Instância da Defensoria, João Fiorillo, a assistida Ivandeje de Souza foi denunciada, juntamente com o seu irmão Valdemir Augustinho de Souza e outros, todos integrantes do Movimento dos Trabalhadores, pela prática dos crimes de roubo majorado, dano qualificado e formação de quadrilha, no dia 7 de junho de 2001, após participarem de uma invasão na sede da Usina Conceição do Peixe, Flexeiras-AL. Na época, a sentença condenou a asssitida e seu irmão Valdemir Agustinho de Souza nos termos da denúncia. Os demais acusados foram absolvidos.

    A assistida e seu irmão foram igualmente apenados em vinte e quatro anos de reclusão e ao pagamento de noventa dias-multa. Foi decretada, na mesma ocasião, a prisão de ambos. A assistida não interpôs recurso e a sentença transitou em julgado. Já o seu irmão, Valdemir Augustinho de Souza, não se conformando com a sentença, interpôs recurso de apelação, pleiteando a absolvição e, subsidiariamente, a redução das penas impostas.

    Julgando o recurso, o Tribunal de Justiça de Alagoas absolveu Valdemir quanto ao crime de formação de quadrilha, reduziu a pena do crime de roubo para seis anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, e a pena do crime de dano para um ano e seis meses de detenção, em regime aberto. De outro lado, o Tribunal revogou a prisão de Valdemir.

    Ao tomar conhecimento do caso, o Defensor Público João Fiorillo de Souza impetrou habeas corpus perante o TJAL pedindo a extensão dos efeitos da decisão proferida na apelação interposta por Valdemir em favor da sua irmã Ivandeje de Souza, uma vez que os dois haviam sido condenados a penas idênticas pelos mesmos fatos, dentro do mesmo processo.

    Analisando o caso, o TJ/AL concedeu o pedido formulado pela Defensoria Pública. Em sua decisão, publicada no Diário da Justiça eletrônico de ontem, o desembargador Otávio Leão Praxedes, relator do habeas corpus, registrou que "resta patente a ilegalidade pela qual vem passando Ivandeje Maria de Souza, afinal a Paciente encontra-se na iminência de ter sua liberdade cerceada, mas a sentença que determinou sua prisão, embora tenha contra ela transitado em julgado, foi reformada por este Eg. Tribunal de Justiça em favor do corréu Valdemir Augustinho de Souza, e, demonstrou-se ser plenamente possível a extensão do julgamento à Paciente, de modo que sua reprimenda passará a ser 06 (seis) anos e 08 (oito) meses de reclusão, em regime semiaberto, e 01 (um) ano e 06 (seis) meses de detenção, em regime aberto".

    O defensor João Fiorillo explica que a pena aplicada à Ivandeje de Souza era gritantemente ilegal, pois se o TJAL havia corrigido a pena imposta ao seu irmão Valdemir, reduzindo-a para pouco mais de oito anos, não seria justo manter a pena da assistida em vinte e quatro anos de reclusão.

    “Por isto, por uma questão de isonomia, a Defensoria Pública fez o pedido de habeas corpus, que foi prontamente concedido pelo TJ", afirmou João Fiorillo.
    • Publicações843
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-obtem-habeas-corpus-em-favor-de-integrante-do-movimento-dos-trabalhadores/222218118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)