Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria se manifesta na mídia sobre situação das prisões no Rio

    Instituição que compõe o sistema de execução penal e responsável pela defesa jurídica da população economicamente vulnerável, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, ao longo da primeira quinzena de janeiro, tem se manifestado quase diariamente em diversos veículos de comunicação sobre a crise no sistema prisional brasileiro e, mais especificamente, sobre a situação dos apenados do estado.

    Desde os primeiro dias de 2017, quando ocorreram os seguidos massacres no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Estado do Amazonas, e na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no Estado de Roraima, os defensores públicos do estado do Rio de Janeiro que atuam na área penal tem se posicionado criticamente sobre a política do encarceramento no Brasil e, ao mesmo tempo, colaboram para revelar a realidade do sistema carcerário do estado.

    Na sexta-feira (13), o defensor público Leonardo Rosa, subcoordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), concedeu entrevista ao RJTJ 2ª Edição. O tema abordado na reportagem local foi a condição de provisórios dos presos que ainda aguardam julgamento. Assista aqui a entrevista.

    Na mesma sexta-feira, declarações do defensor público Leonardo Rosa sobre a situação do sistema carcerário no Rio repercutiram no site G1 Rio (leia aqui), na Globo News, edição das 18h (veja aqui); também no Jornal da Record (21h); no Jornal Bandnews Rio 2ª Edição (18h). À Agência Brasil, Leonardo Rosa falou sobre a superlotação nos presídios do Rio e as mortes silenciosas dos encarcerados. Leia aqui a notícia "Ministério Público do Rio propõe grupo para enfrentar superlotação de prisões" publicada pela Agência Brasil. Também o Jornal da Record (21h) e o Jornal Bandnews Rio 2ª Edição (18h) repercuritam a fala do Dr. Leonardo Rosa.

    A lentidão da Justiça para decidir habeas corpus e o impacto que isso causa aos cofres públicos foi assunto abordado pelo defensor público coordenador do Nuspen, Marlon Barcellos, no site UOL Notícias, na sexta-feira (13). Confira aqui a fala do defensor Marlo na reportagem "Rio gasta R$ 67 mi por ano com presos que já poderiam estar soltos".

    No sábado (14), o defensor público Marlon Barcellos falou ao jornal Extra sobre a decisão da Justiça, em resposta a ação civil pública impetrada pela DPRJ, para evitar que a Cadeia Pública de Resende seja inaugurada superlotada. Leia aqui a reportagem.

    No domingo (15), o Jornal Folha de São Paulo publicou a matéria “País superlota cadeias com réus sem antecedentes e não violentos". Nessa publicação, o subcoordenador de defesa criminal da Defensoria Pública, Ricardo André de Souza, comenta sobre as dificuldades do trabalho de defesa dos presos. Leia aqui a matéria.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-se-manifesta-na-midia-sobre-situacao-das-prisoes-no-rio/419044972

    Informações relacionadas

    Justificando
    Notíciashá 7 anos

    Era uma vez a Lei de Execução Penal

    Notíciashá 11 anos

    Lei de Execução Penal beneficia presos

    Instituto dos Advogados Brasileiros
    Notíciashá 10 anos

    Debate sobre a Lei de Execução Penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)