Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria verifica direitos

    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Vitor Abdala

    Repórter da Agência Brasil

    Rio de Janeiro Uma equipe de seis defensores públicos estaduais do Rio de Janeiro está percorrendo hoje (25) abrigos e áreas afetadas pelo temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, no último dia 17. De acordo com a defensora Cristiana Mendes, a ideia é verificar em que condições estão vivendo os desabrigados e acompanhar o processo de liberação das casas para a volta das famílias.

    Os defensores devem acompanhar ainda a volta às aulas das crianças desabrigadas. Vamos ver como está sendo feito o deslocamento das crianças desalojadas. Deveremos sugerir às autoridades que as crianças se desloquem por meio de vans e que não precisem pegar ônibus ou fiquem à beira da rua, disse Mendes.

    Outra preocupação dos defensores é o funcionamento regular de prédios públicos que ainda abrigam famílias desalojadas. No Colégio Princesa Isabel, por exemplo, os desabrigados ficaram em uma ala, e a escola está funcionando normalmente nas alas remanescentes. Eles estão colocando os desabrigados em uma ala específica que não dá acesso aos alunos. Vamos ver como está a condição deles, se eles estão confinados, entre outras coisas, destacou.

    Outra ação prevista para hoje é o acompanhamento do retorno de algumas famílias às casas que estão sendo liberadas pela Defesa Civil. A informação do município é que parcela dessas pessoas será autorizada a retornar para suas casas, aquelas que estão localizadas em áreas de menor risco. As que moram em áreas de maior risco serão beneficiadas com o aluguel social.

    De acordo com Cristiana Mendes, na primeira semana após as chuvas, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro concentrou seus esforços na liberação dos documentos para sepultamento dos 33 mortos pelas chuvas. O término desse trabalho, no último final de semana, permitiu que os defensores voltassem sua atenção para a situação dos desabrigados.

    Procurada pela Agência Brasil, a prefeitura de Petrópolis não respondeu aos questionamentos sobre quantas pessoas ainda estão desabrigadas e quantos prédios públicos que abrigam vítimas das chuvas já voltaram a funcionar normalmente. A prefeitura também deixou de informar quantas famílias poderão voltar a suas casas. Em um balanço divulgado no último dia 21, a prefeitura disse que mais de mil pessoas ainda estavam em abrigos públicos.

    Edição: Davi Oliveira

    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-verifica-direitos/100416694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)