Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria visita Apae e aponta déficit de profissionais em Gurupi

    há 7 anos

    Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, a DPE-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do Nuamac Gurupi – Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas, visitou na segunda-feira, 25, a Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gurupi.

    Na ocasião, o defensor público visitou as dependências da Apae, avaliando infraestrutura e atendimento às crianças com deficiência. Foi verificado que a entidade encontra-se com déficit de alguns profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais; que necessitam de uma calçada nas dependências da instituição, acesso seguro para os alunos de um prédio ao outro, e algumas demandas individuais de medicamentos, higienização pessoal e equipamentos de locomoção (cadeira de rodas).

    O coordenador do Nuamac Gurupi, o defensor público Leandro Gundim, explicou que, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, deficientes são pessoas com impedimento físico de longo prazo. “Existe um conjunto de leis que atribui ao Estado o dever de garantir assistência a essas pessoas, dando acesso à saúde e a uma melhor qualidade de vida”, explica. Diante nisso, o NUAmac enviará ofícios Recomendatórios ao Município para disponibilização dos profissionais de saúde essenciais para a Instituição, bem como providências no sentido de construção de uma calçada para mobilidade dos alunos no trajeto entre os dois prédios da Instituição, além de recomendar que seja feita a sinalização da rua pública que separa os prédios da Apae.

    Data

    O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas).

    Apae

    Fundada em 22 de fevereiro de 1989, a Apae de Gurupi é uma entidade civil e filantrópica, de caráter assistencial e cultural, ou seja, é uma instituição de cunho social no qual a própria sociedade civil é a grande responsável pela sua manutenção, embora haja convenio com o governo do Estado do Tocantins e do Município de Gurupi.

    Além da formação escolar (estimulação precoce, educação infantil – currículo adaptado, ensino fundamental – currículo adaptado, educação de jovens e adultos – currículo funcional), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais também desenvolve trabalho nas áreas de Educação, artes (música, dança, teatro, artesanato e reciclagem).

    Autor: Cinthia Abreu

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-visita-apae-e-aponta-deficit-de-profissionais-em-gurupi/504205312

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)