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17 de Junho de 2024
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    Defesa do Consumidor aprova elaboração de TAC com empresas de TV a cabo

    A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará decidiu, durante audiência pública nesta quarta-feira (13/05), que será realizada uma reunião com os órgãos de fiscalização e de defesa dos direitos dos consumidores e representantes das empresas prestadoras de serviços de TV por assinatura, para elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.

    A deliberação aconteceu ao final da audiência proposta pelo deputado Odilon Aguiar (Pros), presidente da Comissão, para discutir os problemas e grande número de reclamações de consumidores sobre os serviços prestados e as dificuldades de atendimento de demandas por parte das prestadoras de serviços de TV por assinatura.

    O parlamentar abriu a reunião explicando que, só no estado do Ceará, há cerca de 425 mil consumidores de serviços de TV por assinatura. E, segundo ele, o número de reclamações nos quatro primeiros meses deste ano, só no Procon da Assembleia, já chega perto do número registrado durante todo o ano passado. As queixas vão desde cobrança indevida, falta de clareza dos contratos, dificuldades de atendimento nas centrais telefônicas das empresas, entre outras.

    O deputado Joaquim Noronha (PP) afirmou que muitos consumidores não têm acesso ou conhecimento para fazer reclamações via internet e que é necessário que o atendimento presencial seja facilitado pelas empresas. O parlamentar pediu que, além da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, as empresas também apresentem documentos demonstrando que estão em dia com o fisco estadual.

    O deputado Walter Cavalcante (PMDB) também participou da audiência e pediu que as empresas ofereçam um atendimento mais humano ao consumidor.

    A secretária executiva do Decon, Anna Celly Sampaio, confirmou o aumento das reclamações a cada ano e que as fiscalizações não são mais eficientes por falta de pessoal. Segundo ela, nenhuma central de atendimento telefônico das empresas funciona direito, e muitas já foram multadas, mas não houve solução para a falta de qualidade no serviço. Entre os problemas mais comuns, a secretária executiva apontou a propaganda enganosa, a venda casada e a cobrança indevida.

    O gerente geral da Anatel no CE, José Afonso Cosmo Júnior, explicou que o órgão recebe seis mil reclamações por mês e que todas as empresas têm falhas no cumprimento do regulamento de qualidade que a Anatel estabeleceu. José Afonso Cosmo Júnior informou que as empresas já foram multadas em cerca de R$ 20 bilhões, mas as companhias podem recorrer diversas vezes na justiça e adiar ou cancelar a execução do pagamento.

    A advogada da Claro, Embratel e Net, Letícia Nunes Cavalcante; o diretor de relações institucionais da Oi, Urbano Costa Lima; o diretor de assuntos institucionais da GVT e a gerente de atendimento da Multiplay, Giselle Fonteles, ouviram as reclamações e ressaltaram que têm desenvolvido esforços para solucionar as demandas. Todos concordaram em participar de nova reunião para a elaboração do TAC.

    Também estiveram presentes à audiência pública o representante do Procon AL, Bruno Feitosa, e a advogada membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, Keiley Coelho.
    JM/CG

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