Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DEFESA DO CONSUMIDOR GANHA AÇÃO CONTRA CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA

    A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), obteve uma vitória em nome dos consumidores de energia do estado contra as concessionárias Light e Ampla. A comissão ganhou, em primeira instância, uma ação civil pública contra a cobrança indevida de contas de luz em atraso. As empresas estariam exigindo de novos proprietários de imóveis o pagamento de dívidas de antigos moradores para restabelecer a eletricidade, o que foi considerado irregular pela 1ª Vara Empresarial do Rio. "O IPTU, assim como o condomínio, são dívidas do imóvel. O uso de luz, por outro lado, é uma relação de consumo. No caso, o novo proprietário não pode ser condenado pelo antigo", explicou o advogado da comissão, Paulo Virão.

    As concessionárias terão que pagar R$ 1 mil para cada denúncia que for recebida pela comissão, que atende pelo telefone 0800 282 7060. No caso da Light, já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público Estadual (MPE), para que a cobrança não seja feita. Mas, segundo Virão, o acordo não estava sendo cumprido. A Ampla e a Light informaram que somente vão se manifestar quando forem comunicadas oficialmente do resultado pela Justiça. As duas empresas ainda podem recorrer da decisão.

    As ações da Comissão de Defesa do Consumidor miram agora a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Segundo Paulo Virão, está sendo preparada uma ação contra a Cedae pelos mesmos motivos. A companhia de águas estadual estaria cobrando as dívidas antigas baseada num decreto do governo, de 1974. "Vamos usar a mesma argumentação do caso das concessionárias de energia", comentou o advogado.

    Texto de Raoni Alves

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defesa-do-consumidor-ganha-acao-contra-concessionarias-de-energia/2643918

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)